RETEMIC ® (cloridrato de oxibutinina) é indicado para:
- Incontinência urinária (dificuldade para reter a urina);
- Urgência para urinar;
- Noctúria (aumento do volume de urina durante à noite) e incontinência em pacientes com bexiga neurogênica (disfunção da bexiga com perda de controle da urina por alterações no sistema nervoso);
- Coadjuvante no tratamento da cistite de qualquer natureza e na prostatite crônica;
- Nos distúrbios psicológicos relacionados à micção;
- Em crianças de 5 anos de idade ou mais, para a redução dos episódios de enurese noturna.
Como este medicamento funciona?
RETEMIC ® (**cloridrato de oxibutinina**) alivia os sintomas relacionados com a dificuldade para urinar. O tempo médio estimado para início da ação é de 30 a 60 minutos, com o pico de ação ocorrendo após 3 a 6 horas. A duração do efeito é de 6 a 10 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar RETEMIC (cloridrato de oxibutinina) se apresentar:
- Alergia ao cloridrato de oxibutinina ou a qualquer dos componentes da formulação.
- Glaucoma de ângulo fechado, obstrução parcial ou total do trato gastrointestinal, intestino paralítico, megacolon, megacolon tóxico, complicação de colite ulcerativa, colite grave e miastenia grave.
- Estado cardiovascular instável por hemorragia aguda e obstrução do sistema urinário ou retenção urinária.
- Durante a gravidez.
Este medicamento é contraindicado para menores de 5 anos e não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O produto RETEMIC ® (cloridrato de oxibutinina) deve ser administrado com cautela a pacientes expostos a altas temperaturas ambientais ou que tenham feito exercícios físicos intensos, pois a diminuição da transpiração pode provocar prostração e febre. RETEMIC ® pode causar agitação, confusão mental, sonolência, tontura, alucinações e visão turva, que podem diminuir as habilidades físicas e mentais; os pacientes devem ter cuidado na realização de atividades que exijam atenção, como conduzir veículos ou operar máquinas. A administração de sedativos e de bebidas alcoólicas pode aumentar a sonolência. Deve-se ter cautela quanto ao uso em idosos e em pacientes com problemas neurológicos ou com afecções hepáticas ou renais. A administração de RETEMIC em pacientes com colite ulcerativa pode bloquear a motilidade intestinal, agravando complicações. Pacientes com hérnia de hiato associada à esofagite de refluxo devem usar o produto com cautela. A oxibutinina pode agravar os sintomas de hipertireoidismo, distúrbios cardíacos, insuficiência cardíaca congestiva, arritmia cardíaca, palpitação, pressão alta e aumento da próstata. O uso em grávidas
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Você deve armazenar RETEMIC ® comprimido (cloridrato de oxibutinina) em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), protegido da luz e da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O uso do medicamento RETEMIC é oral. Para adultos, a dose usual é de 1 comprimido de 5 mg, 2 a 3 vezes ao dia, ou seja, 1 comprimido de 5 mg a cada 12 horas ou a cada 8 horas. O limite máximo diário é de 1 comprimido de 5 mg, 4 vezes ao dia (a cada 6 horas). Para crianças acima de 5 anos, a dose usual é de 1 comprimido de 5 mg, 2 vezes ao dia (12 em 12 horas), com um limite máximo de 1 comprimido de 5 mg, 3 vezes ao dia (a cada 8 horas). Pacientes idosos devem seguir as mesmas recomendações para adultos. O medicamento não deve ser partido ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso uma dose de RETEMIC ® seja esquecida, ela deve ser tomada assim que se perceba o esquecimento. Entretanto, se já estiver perto do horário da próxima dose, a dose esquecida pode ser pulada para que se tome a próxima dose, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo médico. Neste caso, não se deve tomar o medicamento 2 vezes para compensar a dose esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas ao cloridrato de oxibutinina são apresentadas a seguir, em ordem decrescente de frequência: Reações muito comuns (ocorrem em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): tontura, sonolência, boca seca, obstipação e náuseas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?