Rifamicina EMS Solucao 20ml

  • Fabricante: EMS S/A - 57507378000365
  • Categoria: Antibióticos
  • Princípio ativo: Rifamicina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é destinado ao tratamento tópico das infecções de superfície, causadas por microrganismos sensíveis à rifamicina, incluindo: ferimentos e feridas infectadas, queimaduras, furúnculos, piodermites, dermatoses infectadas, úlceras varicosas, dermatites eczematoides, e curativos de feridas pós-cirúrgicas infectadas.

  • Como este medicamento funciona?

    A rifamicina SV sódica spray é um antibiótico de elevado poder contra bactérias, utilizada para tratar infecções de superfície (uso externo), pulverizando a área afetada. Atua particularmente nas infecções que não respondem ao emprego de outros antibióticos e mesmo nas causadas pelos estafilococos penicilino-resistentes.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    A rifamicina SV sódica spray não deve ser utilizada em pacientes que apresentam alergia a rifamicina ou a qualquer componente da fórmula.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    A rifamicina SV sódica spray não deve ser utilizada em pacientes que apresentam alergia a rifamicina ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento contém metabissulfito de sódio, que pode causar reações alérgicas graves, principalmente em pacientes asmáticos. Informe ao seu médico caso desenvolva problemas de pele graves, tais como síndrome de Stevens-Johnson (SSJ), necrólise epidérmica tóxica (NET), reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS) e pustulose exantemática generalizada aguda (PEGA). É importante utilizar este medicamento durante todo o tempo prescrito pelo profissional de saúde habilitado, mesmo que os sinais e sintomas da infecção tenham desaparecido, pois isso não significa a cura. A interrupção do tratamento pode contribuir para o aparecimento de infecções mais graves. ATENÇÃO: NÃO UTILIZAR NA CAVIDADE ORAL. A administração de rifamicina deve ser restrita a um período de tempo limitado e, sempre que possível, o tratamento deve ser realizado com baixas doses e alternado com outros agentes terapêuticos. Evitar aplicação em áreas extensas, próximo ao interior do ouvido ou em contato com tecido nervoso.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

  • Como devo usar este medicamento?

    A rifamicina SV sódica spray deve ser aplicad a dentro de cavidade ou para lavagem de cavidade após aspiração do conteúdo purulento (pus), e possibilidade de limpeza com solução salina. Para aplicação externa (para lesões, feridas ou furúnculos) ou para preparação de curativos ou compressas. Pulverizar a área afetada a cada 6 - 8 horas, ou a critério médico. Para uma aplicação eficaz, pressione repetidamente a válvula, mantendo o frasco em posição vertical (em pé). Não utilizar na cavidade oral. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    As reações adversas que este medicamento pode causar incluem reações alérgicas graves, especialmente devido ao metabissulfito de sódio, que pode levar ao desenvolvimento de síndrome de Stevens-Johnson (SSJ), necrólise epidérmica tóxica (NET), reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS) e pustulose exantemática generalizada aguda (PEGA). Os sintomas de SSJ/NET podem incluir bolhas, descamação ou sangramento em qualquer parte da pele, além de sintomas semelhantes aos da gripe como febre e dores musculares. Sintomas de DRESS podem incluir erupção cutânea com temperatura corporal elevada e gânglios linfáticos> aumentados. PEGA pode apresentar erupção cutânea vermelha e bolhas acompanhadas de febre. Caso desenvolva quaisquer reações cutâneas ou sintomas listados, deve-se interromper o tratamento e informar o médico imediatamente.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.