Este medicamento é destinado ao tratamento da osteoporose (perda de material ósseo) em mulheres no período pós-menopausa com aumento no risco de fraturas.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento é à base de risedronato sódico, um bisfosfonato piridinil, que inibe a perda de material ósseo e preserva a mineralização do osso.
Quando não devo usar este medicamento?
O risedronato sódico não deve ser utilizado nos seguintes casos: histórico de reações alérgicas ao risedronato sódico ou a qualquer componente da fórmula; hipocalcemia (diminuição da concentração de cálcio no sangue); durante a gravidez e amamentação; insuficiência renal severa (redução grave da função dos rins); inabilidade de sentar ou ficar em pé por pelo menos 30 minutos, devido ao aumento do risco de efeitos adversos esofágicos. Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado nos seguintes casos: pacientes com histórico de reações alérgicas ao risedronato sódico ou a qualquer componente da fórmula; pacientes com hipocalcemia; durante a gravidez e amamentação; em pacientes com insuficiência renal severa; e em pacientes com inabilidade de sentar ou ficar em pé por pelo menos 30 minutos. Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica.
Alimentos e medicamentos contendo cátions polivalentes (cálcio, magnésio, ferro e alumínio) podem interferir na absorção do risedronato sódico e não devem ser administrados concomitantemente. É importante tomar o comprimido pelo menos 30 minutos antes da primeira refeição ou bebida do dia. Em caso de dores musculoesqueléticas graves, o paciente deve informar o médico. A osteoonecrose e fraturas atípicas do fêmur também são riscos associados ao uso prolongado deste medicamento. O consumo excessivo de álcool e cigarro deve ser evitado.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento deve ser tomado pelo menos 30 minutos antes da primeira refeição ou bebida (exceto água) do dia. Caso opte por tomar em outros períodos, deve-se ingerir o comprimido duas horas antes ou depois de qualquer alimento ou bebida (exceto água). Não deve-se comer ou beber duas horas antes ou após o uso do medicamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de risedronato sódico pode causar alguns efeitos adversos. Relatos indicam a possibilidade de dor musculoesquelética severa em pacientes, com o início dos sintomas variando de um dia a vários meses após o início do tratamento. Além disso, foi observada a relação entre este medicamento e esofagites (inflamação do esôfago), gastrites (inflamação do estômago), ulcerações esofágicas e ulcerações gastroduodenais. Outro efeito adverso relatado é a osteonecrose (morte do osso) de mandíbula, especialmente associado a extrações dentárias ou infecções. Também foram documentadas fraturas atípicas do fêmur em pacientes que utilizam bisfosfonatos por longo prazo (mais de 5 anos). É importante que os pacientes relatem qualquer dor na coxa, quadril ou virilha, que pode indicar fratura. Deve-se considerar a descontinuação do tratamento em casos de suspeita de fraturas atípicas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?