A cinzarizina é utilizada para tratar: distúrbios do equilíbrio, aliviando a tontura e a sensação de estar girando (‘vertigem’) causada por problemas no ouvido interno. Também alivia sintomas associados, como zumbido persistente, movimentos rápidos e incontroláveis dos olhos, náuseas e vômitos. Além disso, previne o enjoo e a enxaqueca.
Como este medicamento funciona?
A cinzarizina inibe as contrações das células musculares lisas dos vasos sanguíneos, através do bloqueio do transporte de íons de cálcio através das membranas celulares (canais de cálcio). Além deste antagonismo direto ao cálcio, a cinarizina diminui a atividade das substâncias que agem nos vasos sanguíneos, como a norepinefrina e a serotonina, através do bloqueio do receptor dos canais de cálcio. O bloqueio da entrada de cálcio nas células é tecido-seletivo, e resulta em propriedades antivasoconstritoras, sem efeito na pressão sanguínea e na frequência cardíaca. A cinarizina pode melhorar, também, a microcirculação deficiente através do aumento da deformabilidade dos glóbulos vermelhos do sangue e diminuição da viscosidade sanguínea. Cinarizina aumenta a resistência celular à hipoxia (deficiência de oxigênio). Além disso, a cinarizina inibe a estímulação do sistema vestibular, resultando em supressão do nistagmo (movimentos rápidos e não controlados dos olhos) e outros distúrbios autonômicos. Episódios agudos de vertigem podem ser prevenidos ou reduzidos pela cinarizina.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome este medicamento se você tiver hipersensibilidade (alergia) conhecida à cinazirina.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes. Doença de Parkinson Se você tiver Doença de Parkinson, informe seu médico. Ele decidirá se você pode usar cinzarizina. Efeito sobre a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas Especialmente no começo do tratamento, cinarizina pode causar sonolência, que pode diminuir sua atenção e reduzir sua capacidade de dirigir. Assim, você deve ter cuidado ao operar máquinas ou dirigir enquanto estiver usando cinarizina. Evite levantar-se rapidamente e dirigir veículos e/ou operar máquinas, principalmente no início do tratamento. Gravidez e amamentação Não se aconselha o uso da cinarizina durante a gestação. Se você estiver grávida ou planeja engravidar, informe seu médico. Ele decidirá se você pode tomar cinarizina. Se você estiver tomando cinarizina, você não deve amamentar porque pequena quantidade do medicamento pode ser liberada no leite. Uso criterioso no aleitamento ou na doação de leite humano. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Ingestão concomitante com outras substânciasÁlcool, depressores do SNC e antidepressivos tricíclicos podem ter efeito calmante aumentado quando ingeridos com cinarizina. Portanto, você deve limitar a quantidade de bebida alcoólica ingerida enquanto estiver usando cinarizina. Cinarizina, como os outros anti-histamínicos, pode causar desconforto gástrico. A administração do medicamento após as refeições pode diminuir a irritação gástrica. Cinarizina pode causar sonolência, especialmente no início do tratamento. Portanto, deve-se tomar cuidado com o uso concomitante de álcool,
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Proteger da luz e da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Cinarizina deve ser tomada por via oral. Para profilaxia de enxaqueca: 1 comprimido de 25 mg 3 vezes ao dia, ou 1 comprimido de 75 mg diariamente. Para distúrbios do equilíbrio: 1 comprimido de 25 mg 3 vezes ao dia, ou 1 comprimido de 75 mg diariamente. Para a profilaxia de distúrbios do movimento: 1 comprimido de 25 mg meia hora antes de viajar e repetindo a cada 6 horas. A administração deve ser feita preferencialmente após as refeições. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de tomar o medicamento, tome a próxima dose conforme planejado e continue o tratamento como orientado pelo médico. Não dobre a dose.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Cinarizina, como os outros anti-histamínicos, pode causar desconforto gástrico. A administração do medicamento após as refeições pode diminuir a irritação gástrica. Cinarizina pode causar sonolência, especialmente no início do tratamento. Portanto, deve-se tomar cuidado com o uso concomitante de álcool, depresores do Sistema Nervoso Central (SNC) ou antidepressivos tricíclicos. Além disso, este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose ou insuficiência de sacarose-isomaltase.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?