ROTEAS ® é indicado para: • Reduzir o risco de AVC e coágulos sanguíneos em pacientes com fibrilação atrial; • Tratar os coágulos sanguíneos que aparecem nas veias das pernas (trombose venosa profunda) ou pulmões (embolia pulmonar) e prevenir o risco de apresentar esses coágulos novamente.
Como este medicamento funciona?
ROTEAS ® prolonga o tempo de coagulação, portanto age reduzindo as chances de formação dos coágulos sanguíneos no coração, tratando os coágulos sanguíneos nas veias das pernas ou pulmões e reduzindo o risco de apresentar esses coágulos novamente. O tempo para início do efeito do medicamento é de 1 - 2 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar este medicamento se apresentar sangramento ou se tiver doença no fígado associada à alteração na coagulação sanguínea ou risco de sangramento. Você não deve usar este medicamento se for alérgico ou sensível a qualquer componente deste produto.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
ROTEAS ® aumenta o risco de sangramento e pode causar sangramento sério e até fatal. Durante o uso do medicamento, alguns cuidados devem ser tomados, como os descritos a seguir: Gravidez: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem a orientação médica. Informe imediatamente o seu médico em caso de suspeita de gravidez. Lactação: Informe ao seu médico se estiver amamentando; ele deverá decidir se descontinua a amamentação ou o uso de ROTEAS ®. Usos em crianças: Não foram estabelecidas a eficácia e segurança em pacientes menores de 18 anos, portanto o uso do medicamento não é recomendado nesses pacientes. Uso em idosos: Nos estudos clínicos, a eficácia e a segurança de ROTEAS ® em idosos (65 anos ou mais) foram semelhantes às observadas nos pacientes com menos de 65 anos. Pacientes com perda da função do fígado: Durante o tratamento, a função do fígado deve ser avaliada pelo médico. Não é necessário reduzir a dose em pacientes com alterações leves ou moderadas. O uso não foi estudado em pacientes com alterações graves. Não se recomenda o uso em pacientes com doença no fígado associada a alterações de coagulação. Pacientes com perda da função dos rins: É necessário reduzir a dose em 50% em pacientes com alterações moderadas e graves. Pacientes com síndrome antifosfolípide (distúrbio autoimune que provoca o aumento do risco de coágulos): Informe ao seu médico. Baixo peso: A dose deve ser reduzida em 50% em pacientes com peso inferior a 60 kg.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
ROTEAS ® deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Guarde-o em sua embalagem original e mantenha fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido e, caso observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico.
Como devo usar este medicamento?
ROTEAS ® deve ser utilizado por via oral, engolido inteiro com água potável, com ou sem alimentos. Caso o paciente tenha dificuldade em engolir comprimidos inteiros, o médico poderá orientá-lo a macerar o comprimido e misturá-lo com água ou purê de maçã. A mistura deve ser administrada imediatamente por via oral. A dose diária recomendada do medicamento é de 60 mg por via oral, sendo recomendada a redução da dose (30 mg) em pacientes com perda moderada à grave da função renal (CrCL de 15 - 50 mL/min), peso inferior ou igual a 60 kg ou que utilize medicamentos específicos chamados Inibidores da P-gp, exceto amiodarona. A função renal do paciente deve ser monitorada periodicamente pelo médico. O tratamento com ROTEAS ® pode ser iniciado ou continuado em pacientes que possam necessitar de cardioversão. Neste caso, siga corretamente as orientações do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento ROTEAS pode aumentar o risco de sangramento e pode causar sangramento sério e até fatal. Além disso, não é recomendado em casos de doença no fígado associada à alteração na coagulação sanguínea ou risco de sangramento. Deve-se ter cuidado ao administrar o medicamento em pacientes com síndrome antifosfolípide, perda da função dos rins, e em pacientes com peso inferior a 60 kg.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?