ROZEX é indicado para o tratamento tópico da rosácea.
Como este medicamento funciona?
O metronidazol, princípio ativo presente no medicamento ROZEX, possui atividades anti-inflamatórias que promovem ações para o tratamento da rosácea.
Quando não devo usar este medicamento?
ROZEX não deve ser utilizado em caso de hipersensibilidade ao metronidazol ou aos demais componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos de idade. Categoria de risco na gravidez: B. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Evite o contato com os olhos e membranas mucosas (como os lábios, por exemplo). Evite a exposição das áreas tratadas ao sol e à radiação UV. Se ocorrer irritação, deve-se diminuir a frequência ou interromper o uso do medicamento temporariamente e procurar auxílio do médico ou farmacêutico. Se você está amamentando, é recomendável não utilizar o produto durante o período de amamentação. Evite a ingestão de álcool durante o tratamento com o medicamento. ROZEX ® pode interagir com certos tipos de medicamentos anticoagulantes, do tipo da varfarina e outros anticoagulantes cumarínicos. Procure orientação antes de usar o medicamento. O uso de ROZEX ® em pacientes com evidência ou histórico de discrasia sanguínea deve ser realizado com cautela. O uso desnecessário e prolongado desse medicamento não é recomendado. Não se espera que ROZEX ® afete a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Os pacientes podem utilizar cosméticos não comedogênicos e não adstringentes, após o uso do produto.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Não congelar. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Uso dermatológico. O produto não deve ser ingerido. Lavar e secar bem a pele. Aplicar uma camada fina do gel nas áreas afetadas, duas vezes por dia, de manhã e à noite, ou a critério médico. A duração recomendada de tratamento é em geral de 3 a 4 meses, podendo ser prolongado por igual período, se for observada melhora, dependendo da gravidade da afecção e a critério médico. Na ausência de melhora clínica evidente, o tratamento deve ser descontinuado. Para pacientes idosos, o medicamento deve ser utilizado da mesma maneira. Você pode utilizar cosméticos não comedogênicos e não adstringentes após o uso do produto. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Volte a aplicar o medicamento normalmente assim que se lembrar. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): ressecamento ou irritação da pele, desconforto cutâneo (ardência, dor na pele ou sensação de picada), vermelhidão, prurido e piora da rosácea. Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): formigamento ou dormência das extremidades, gosto metálico e náusea. Frequência desconhecida: dermatite de contato, descamação da pele e inchaço da face. Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de aplicação maior que a indicada, procure orientação de seu dermatologista. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.