• Home
  • Bulas
  • Runner EZE com 60 Comprimidos Revestidos 2010mg

Runner EZE com 60 Comprimidos Revestidos 2010mg

  • Fabricante: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A - 60659463002992
  • Categoria: Colesterol e Triglicerídeos
  • Princípio ativo: Rosuvastatina Calcica,Ezetimiba
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Runner Eze deve ser usado como terapia auxiliar à dieta em pacientes considerados como de alto ou muito alto risco cardiovascular, quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada. É indicado para pacientes adultos com hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica ou não familiar) ou com dislipidemia mista, para a redução do LDL-colesterol; colesterol total e triglicérides elevados; diminuição de ApoB; não HDL-C; entre outros.

  • Como este medicamento funciona?

    A rosuvastatina inibe uma enzima que tem importante papel na fabricação do colesterol pelo organismo, chamada HMG - CoA redutase, de forma que seu uso contínuo reduz o nível de lipídios (substâncias gordurosas) no sangue, principalmente colesterol e triglicérides. A ezetimiba age reduzindo a absorção do colesterol no intestino delgado. Dessa forma, Runner Eze apresenta uma combinação de ações, com a rosuvastatina atuando no fígado, reduzindo a produção de colesterol e a ezetimiba atuando no intestino delgado, reduzindo a absorção de colesterol. Esses dois mecanismos de ação obtidos com a combinação fixa da ezetimiba e rosuvastatina aumentam o efeito redutor dos níveis de colesterol em comparação ao uso isolado desses medicamentos nas mesmas doses.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Runner Eze é contraindicado em caso de: - Hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da medicação; - Pacientes que estejam utilizando ciclosporina; - Doença hepática (no fígado) ativa incluindo elevações persistentes e inexplicadas das transaminases séricas (enzimas hepáticas) e qualquer elevação das transaminases séricas que exceda 3 vezes o limite superior do normal (LSN); - Insuficiência renal grave (TFGe < 30 ml/min/1,73 m²); - Miopatia (doença muscular); - Durante a gravidez, na lactação e mulheres com potencial de engravidar que não estejam usando métodos contraceptivos apropriados. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam engravidar durante o tratamento.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Runner Eze deve ser usado com cautela por pacientes que consomem quantidades excessivas de álcool e/ou que tenham um histórico de doença hepática. Se você é portador de alguma doença que afete o fígado ou se já fez tratamento por tal motivo, seu médico deve ser avisado antes de iniciar o uso de Runner Eze. Foram relatados efeitos musculoesqueléticos, como mialgia, miopatia e, raramente, rabdomiólise, e comprometimento dos rins em pacientes tratados com rosuvastatina isolada. Se você apresentar dor, fraqueza ou sensibilidade muscular, dificuldade para urinar ou com urina escura durante o uso de Runner Eze, avise ao seu médico para que seja feita uma avaliação minuciosa. Runner Eze deve ser imediatamente descontinuado se houver suspeita ou se for comprovada a miopatia. Deve ser prescrito com precaução para pacientes com fatores de predisposição para miopatia. O uso durante a gravidez e a lactação é contraindicado, e este medicamento contém lactose, devendo ser usado com cautela por pacientes com intolerância à lactose.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?
    Resposta:

    Runner Eze pode causar efeitos musculoesqueléticos, como mialgia (dor nos músculos), miopatia (transtorno da função muscular) e, raramente, rabdomiólise (doença que afeta os músculos e acarreta perda de tecido muscular). Foram relatados casos de doença pulmonar intersticial com algumas estatinas, apresentando dispneia (falta de ar), tosse seca, fadiga, perda de peso e febre. Além disso, o uso pode estar associado a um aumento dos níveis glicêmicos e, em pacientes com fatores predisponentes, pode ocorrer miopatia. É importante informar ao médico caso ocorram dificuldade para urinar ou urina escura durante o tratamento.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.