SELOZOK Fix está indicado para o controle da pressão alta após falha no tratamento com monoterapia e para pacientes com perfil de fator de risco cardiovascular alto e/ou muito alto.
Como este medicamento funciona?
SELOZOK Fix é composto por dois medicamentos, o felodipino e o succinato de metoprolol, que reduzem a pressão alta através de dois mecanismos diferentes. O felodipino pertence a uma classe de medicamentos chamados antagonistas de cálcio, que diminuem a pressão através da dilatação dos vasos sanguíneos. O succinato de metoprolol pertence a outra classe de medicamentos chamados de beta-bloqueadores, que diminuem a pressão através da redução dos efeitos dos hormônios de estresse, levando a uma diminuição da frequência do coração. SELOZOK Fix é um comprimido revestido de liberação prolongada, que controla a velocidade na qual o medicamento é liberado para o corpo e garante o mesmo efeito ao longo do dia. A redução da pressão é eficaz durante as 24 horas do intervalo entre cada dose.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar SELOZOK Fix se tiver alergia ao felodipino, ao metoprolol ou a qualquer um dos componentes da fórmula, ou nas seguintes situações: Gravidez, Infarto agudo do miocárdio, Angina instável (dor no peito que pode ocorrer em repouso), Bloqueio atrioventricular (distúrbio da condução do estímulo elétrico no coração), Obstrução hemodinamicamente significativa da válvula cardíaca, Obstrução dinâmica do fluxo de saída, Insuficiência cardíaca descompensada instável, Bradicardia sinusal, Síndrome do nó sino-atrial a não ser que você faça uso de um marcapasso permanente, Choque cardiogênico, Arteriopatia periférica grave.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você deve utilizar SELOZOK Fix com cuidado nas seguintes situações: - Se estiver em tratamento para asma.- Se estiver com insuficiência cardíaca descompensada, deve tratá-la antes e durante o tratamento com SELOZOK Fix.- Se tiver uma alteração pré-existente de grau moderado da condução A-V (condução do impulso elétrico entre átrio e ventrículo, fazendo com que o coração bata no ritmo correto). - Se desenvolver um aumento de bradicardia.- Se for portador de feocromocitoma (tipo de tumor, geralmente benigno, localizado na glândula suprarrenal). Você deve informar ao seu médico se você tem ou teve sintomas de hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue) ou se estiver tomando insulina. Antes de cirurgias, informe seu médico ou cirurgião-dentista que você está utilizando SELOZOK Fix. O tratamento com SELOZOK Fix não deve ser interrompido abruptamente. Especialmente durante o período de redução da dose, pacientes com doença cardíaca isquêmica conhecida devem ser monitorados cuidadosamente. Antes de tomar SELOZOK Fix informe ao seu médico se estiver amamentando. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Você deve conservar SELOZOK Fix em temperatura ambiente (15ºC a 30°C). Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos de SELOZOK Fix devem ser tomados pela manhã, por via oral, devem ser engolidos inteiros com água e não devem ser ingeridos com suco de grapefruit (pomelo).
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar SELOZOK Fix, deve tomar o comprimido assim que se lembrar. No entanto, se estiver próximo da hora da próxima dose, deve pular a dose esquecida e retomar o esquema usual. Nunca duplique a dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento SELOZOK Fix pode causar os seguintes males: alergia ao felodipino, ao metoprolol ou a qualquer um dos componentes da fórmula; e deve ser evitado em casos de: gravidez, infarto agudo do miocárdio, angina instável, bloqueio atrioventricular, obstrução hemodinamicamente significativa da válvula cardíaca, insuficiência cardíaca descompensada, entre outros distúrbios cardíacos. Além disso, pode causar bradicardia sinusal, choque cardiogênico e arteriopatia periférica grave.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?