SEMTRI (maleato de fluvoxamina) é indicado para o tratamento da depressão e do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Como este medicamento funciona?
SEMTRI (maleato de fluvoxamina) leva à melhora e/ou ao desaparecimento dos sintomas da depressão maior e do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). O tempo médio estimado para início da sua ação é de cerca de duas semanas.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes alérgicos (hipersensíveis) ao maleato de fluvoxamina ou a qualquer excipiente da fórmula. Este medicamento é contraindicado para o tratamento de depressão em pacientes com menos de 18 anos. Este medicamento é contraindicado para o tratamento de transtorno obsessivo-compulsivo em pacientes com menos de 8 anos. Não administre SEMTRI (maleato de fluvoxamina) em combinação com tizanidina, inibidores da monoamina-oxidase (iMAOs), linezolida, ramelteona ou pimozida.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Pacientes com história de pensamentos e/ou tentativas de suicídio ou ainda com piora do quadro clínico: a depressão está associada a um aumento do risco de pensamentos e comportamentos suicidas. O risco persiste até que ocorra uma remissão significativa, que pode não ocorrer durante as primeiras semanas ou mais de tratamento, sendo necessário o monitoramento cuidadoso dos pacientes até a melhora do quadro. Condições psiquiátricas tratadas com fluvoxamina também podem estar associadas a aumento do risco de comportamentos suicidas. Uso em crianças e adolescentes: transtorno obsessivo-compulsivo é a única indicação para crianças maiores de 8 anos e adolescentes com menos de 18 anos. Adultos jovens (18 a 24 anos) e pacientes idosos: nenhum ajuste de dose é necessário, mas a avaliação cuidadosa é necessária antes da prescrição. O uso de fluvoxamina pode causar inquietação psicomotora, especialmente nas primeiras semanas. Pacientes com alteração no funcionamento do fígado ou do rim devem receber doses baixas no início do tratamento e acompanhamento médico frequente. Também, a hiponatremia e alterações no metabolismo da glicose devem ser monitoradas. Alterações oculares como midríase devem ser reportadas ao médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento SEMTRI (maleato de fluvoxamina) pode causar danos ao fígado, hiponatremia (baixos níveis de sódio no sangue), e pode estar associado a inquietação psicomotora. Além disso, há risco de desenvolvimento de síndrome serotoninérgica ou de sintomas associados à síndrome neuroléptica maligna. O tratamento deve ser descontinuado se tais eventos ocorrerem. Em pacientes com histórico de epilepsia, o uso deve ser cuidadosamente monitorado devido ao risco aumentado de convulsões.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?