O SENSAZ (aripiprazol) é indicado para o tratamento de esquizofrenia e para o tratamento agudo e de manutenção de episódios de mania e mistos associados ao transtorno bipolar do tipo I, tanto como monoterapia quanto como terapia adjuntiva à terapia com lítio ou valproato.
Como este medicamento funciona?
O mecanismo de ação do aripiprazol, como ocorre com outras drogas eficazes no tratamento de esquizofrenia e transtorno bipolar, é desconhecido. No entanto, foi proposto que a eficácia do aripiprazol é mediada por efeitos em receptores no sistema nervoso central. A atividade de SENSAZ é principalmente devida à droga inalterada, aripiprazol, e em menor medida ao seu metabólito principal, dehidro-aripiprazol.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar SENSAZ ® se for hipersensível ao aripiprazol (substância ativa deste medicamento) ou qualquer um dos seus excipientes. As reações podem variar de prurido/urticária à anafilaxia. SENSAZ ® não deve ser usado para tratamento de pacientes idosos com psicose associada à demência, pois existe um aumento da mortalidade nesta população. E também não deve ser utilizado em pacientes com eventos adversos cardiovasculares, incluindo AVC, ou histórico de hipotensão, trombose venosa ou quedas.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de SENSAZ deve ser evitado em pacientes idosos com psicose associada à demência, pois há um aumento da mortalidade nesse grupo. Os pacientes tratados com antipsicóticos correm maior risco de morte, geralmente de causa cardiovascular ou infecciosa, e SENSAZ não é indicado para esses pacientes. Também foram observados eventos adversos cardiovasculares, como AVC, e a experiência de segurança em pacientes idosos com psicose associada à Doença de Alzheimer mostrou eventos como letargia, sonolência e incontinência. Além disso, a Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM) e a discinesia tardia são possíveis efeitos colaterais. Hiperglicemia e comportamentos compulsivos também foram relatados, assim como hipotensão ortostática e riscos de tromboembolismo venoso. Devido a essas considerações, o médico deve monitorar pacientes cuidadosamente.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Resposta:
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Resposta:
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento SENSAZ (aripiprazol) pode causar diversos eventos adversos. Entre os males relacionados, estão: Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM), que pode ocasionar hipertermia, rigidez muscular, e instabilidade autonômica; Discinesia Tardia, que se refere a movimentos repetitivos involuntários; hiperglicemia e diabetes mellitus; comportamentos compulsivos como impulsos para jogos, comida, compras e sexo; hipotensão ortostática, que pode levar a tontura e síncope; distúrbios vasculares como tromboembolismo venoso; quedas devido a sonolência ou instabilidade motora; e leucopenia e neutropenia, que podem resultar em contagem de leucócitos abaixo do normal.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?