Seretide Spray está indicado (para adultos e crianças) no tratamento da asma (doença obstrutiva reversível do trato respiratório). Seretide Spray é indicado para o tratamento regular de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), incluindo bronquite crônica e enfisema, e demonstrou reduzir a mortalidade.
Como este medicamento funciona?
Seretide® Spray atua, nas doenças dos brônquios, como dilatador de longa duração e como anti-inflamatório. Seus efeitos duram aproximadamente 12 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
O uso de SeretideSpray é contraindicado para pacientes com alergia conhecida a qualquer componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Se você responder SIM a qualquer uma das perguntas seguintes, converse com seu médico antes de usar Seretide Spray. - Você está grávida ou há probabilidade de engravidar em breve?- Você está amamentando?- Já lhe disseram que você tem alergia a Seretide Spray, ao xinafoato de salmeterol ou ao propionato de fluticasona? - Você já teve placas esbranquiçadas na boca, parte interna das bochechas, língua ou garganta?- Você recebe ou já recebeu tratamento para tuberculose?- Você está fazendo tratamento para alguma doença da tireoide?- Você está fazendo tratamento para pressão alta ou para algum problema cardíaco?- Você está tomando um medicamento chamado cetoconazol, usado para tratar infecções causadas por fungos? - Você tem histórico de diabetes (aumento de açúcar no sangue) ou é diabético?- Você possui níveis baixos de potássio no sangue? Não use Seretide Spray para obter alívio de um ataque súbito de falta de ar ou respiração ofegante. Você não deve tomar Seretide Spray se estiver usando um medicamento chamado ritonavir sem antes consultar seu médico. Este medicamento pode aumentar o risco de alteração grave nos batimentos cardíacos, que pode ser potencialmente fatal (morte súbita). Não tome este medicamento se você tiver uma alteração no coração chamada síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT (ou síndrome do QT longo).
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Mantenha o medicamento na embalagem original e em temperatura ambiente (entre 15°C e 30ºC). Proteger da luz e do congelamento. Não expor a temperaturas acima de 50°C. A lata do produto não deve ser quebrada, perfurada, nem queimada, mesmo quando estiver vazia. Após o uso, recoloque a tampa do bocal firmemente e prenda-a na posição correta. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original e fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
É muito importante usar SeretideSpray regularmente todos os dias. Não interrompa o tratamento ou mude sua dose sem orientação médica. Antes de usar SeretideSpray, leia atentamente as instruções abaixo.
1. Remova a tampa do bocal apertando suavemente suas laterais. Verifique se há partículas estranhas no interior e no exterior do inalador, inclusive no bocal. Agite bem o inalador para remover completamente qualquer partícula estranha e para misturar o conteúdo de maneira uniforme.
2. Segure o inalador na posição vertical, entre o indicador e o polegar, e mantenha o polegar na base, abaixo do bocal. Expire (sopre o ar pela boca) bem devagar até esvaziar totalmente os pulmões.
3. Coloque o bocal do inalador entre os lábios (ou no espaçador, conforme orientação do seu médico). Ajuste-o bem, mas evite mordê-lo. Logo após, comece a inspirar (puxar o ar para dentro dos pulmões) pela boca e pressione firmemente o inalador entre o indicador e o polegar para liberar o aerossol. Inspire regular e profundamente.
4. Prenda a respiração quando tirar o inalador da boca. Continue a prendê-la por tanto tempo quanto for confortável para você (cerca de 10 segundos são suficientes).
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Seretide pode aumentar o risco de infecções. Além disso, pode causar alteração grave nos batimentos cardíacos, que pode ser potencialmente fatal, especialmente em pacientes com histórico de alterações no coração, como a síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT. Efeitos colaterais como bradicardia e insuficiência cardíaca também devem ser considerados, sendo necessário informar ao médico em casos de baixo nível de potássio ou magnésio no sangue. O medicamento não deve ser utilizado sem a orientação de um médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?