SIGMA - CLAV ® BD é um antibiótico usado em adultos indicado para tratamento de infecções em diferentes partes do corpo causadas por determinados tipos de bactérias.
Como este medicamento funciona?
SIGMA - CLAV ® BD é um antibiótico que age eliminando as bactérias que causam infecções. O medicamento contém duas diferentes substâncias ativas denominadas amoxicilina e ácido clavulânico. A amoxicilina pertence à família das penicilinas, enquanto o ácido clavulânico pode ajudar na proteção da amoxicilina.
Quando não devo usar este medicamento?
SIGMA - CLAV ® BD não é indicado para pacientes com alergia a betalactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas. Também não é indicado para pacientes que já tiveram icterícia ou problemas de funcionamento do fígado associados ao uso de SIGMA - CLAV ® BD ou de penicilina. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de iniciar o tratamento com SIGMA - CLAV® BD, seu médico deve fazer uma pesquisa cuidadosa para saber se você tem ou já teve reações alérgicas à penicilinas, cefalosporinas ou outras substâncias causadoras de alergia (alérgenos). Houve relatos de reações alérgicas graves e potencialmente fatais em pacientes sob tratamento com penicilina. O uso prolongado de SIGMA - CLAV ® BD pode resultar em crescimento excessivo de microrganismos não sensíveis a este medicamento. Foi relatada colite pseudomembranosa com o uso de antibióticos. O médico deve monitorar prescrição de anticoagulantes orais e ajustar a dosagem se necessário. SIGMA - CLAV ® BD deve ser prescrita com cautela em pacientes com problemas de fígado e a dosagem deve ser ajustada em pacientes com problemas nos rins. Durante altas doses, recomenda-se tomar grande quantidade de líquidos para evitar cristalúria. O médico deve considerar a possibilidade de superinfecções. Não se observaram efeitos adversos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. O uso na gravidez deve ser evitado, e na lactação deve depender de avaliação do médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O SIGMA - CLAV ® BD deve ser mantido na embalagem original, em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). É importante proteger da luz e umidade e não usar após o prazo de validade descrito na embalagem. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem mastigar. Se necessário, podem ser partidos pela metade e engolidos, mas não mastigados. Para reduzir o desconforto gastrintestinal, tome os comprimidos no início da refeição. A posologia recomendada é de um comprimido de SIGMA - CLAV ® BD 875 mg + 125 mg duas vezes ao dia. Para pacientes com insuficiência renal, nenhum ajuste de dosagem é necessário em casos de comprometimento moderado do funcionamento do rim (TFG ≥30 mL/min). No entanto, o uso não é recomendável para aqueles com comprometimento grave (TFG <30 mL/min). Pacientes com insuficiência hepática devem usar o medicamento com cautela, sob monitoramento regular da função hepática.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento SIGMA - CLAV ® BD pode causar reações alérgicas graves e potencialmente fatais, incluindo reações anafiláticas e reações adversas sérias na pele. Também foram relatadas colite pseudomembranosa, que pode variar de leve a grave. Além disso, o uso prolongado pode resultar em crescimento excessivo de microrganismos não sensíveis, e pode ocorrer cristalúria com altas doses. É importante monitorar a função hepática e renal, especialmente em pacientes com problemas relacionados a esses órgãos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Durante a administração de altas doses de SIGMA - CLAV ® BD, é recomendável que você tome grande quantidade de líquidos para evitar cristalúria (formação de cristais na urina), relacionada ao uso da amoxicilina (vide “O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?”).