Silimalon® 140 é uma associação de silimarina e racemetionina que se destina ao alívio dos sintomas e prevenção dos danos provocados por agressões ao fígado, que podem ser de origem alimentar (dietas gordurosas, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas), medicamentosa ou infecciosa.
Como este medicamento funciona?
Silimalon® 140 tem ação antioxidante e combate os radicais livres que agridem as células do fígado; protege as membranas destas células e reduz a absorção de substâncias tóxicas, como as derivadas do álcool, medicamentos e produtos químicos; auxilia na redução dos lipídeos totais, dos triglicerídeos e do colesterol e previne o acúmulo de gordura no fígado; reduz os processos inflamatórios e auxilia na recuperação de lesões causadas por infecções do fígado; auxilia, também, na prevenção da cirrose e estimula a produção de proteínas, facilitando a regeneração das células. Desta forma, Silimalon® 140 protege o fígado de agressões e favorece sua recuperação.
Quando não devo usar este medicamento?
SILIMALON 140 é contraindicado para pessoas com alergia aos componentes da fórmula ou que já tenham apresentado alergia a componentes de outras espécies da Família Asteraceae. Pacientes com doença renal crônica: a metionina pode se acumular no organismo. Portanto, SILIMALON 140 é contraindicado para pessoas com insuficiência renal crônica. Este medicamento é contraindicado também em portadores de insuficiência hepática grave e para crianças, pois não foram realizados estudos específicos com silimarina e racemetionina neste grupo.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Silimalon® 140 deve ser administrado com cautela, considerando o risco/benefício, em pacientes com: acidose metabólica, hiper-homocisteinemia, história de insuficiência hepática, e dieta lipoproteica rigorosa. O uso durante a gravidez e lactação deve ser considerado somente se os benefícios superarem os riscos e sob supervisão médica. Este medicamento é contraindicado para pacientes com insuficiência renal crônica, insuficiência hepática grave e crianças. Também é necessário que seja utilizado com cautela em pacientes idosos e em quem apresenta insuficiência hepática severa. Além disso, pode ocorrer reação alérgica intensa. Não afeta a capacidade de dirigir ou operar máquinas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
SILIMALON 140 deve ser guardado na sua embalagem original, em temperatura entre 15° e 30°C, protegido da umidade e luz solar direta. Nestas condições, este medicamento possui prazo de validade de 24 (vinte e quatro) meses, a partir da data de fabricação.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos de Silimalon® 140 devem ser ingeridos com um pouco de água ou outro líquido, na dose e horários recomendados pelo seu médico. O intervalo entre as duas doses diárias deve ser de 8 - 12 horas. A dose média recomendada é de 1 a 2 comprimidos duas vezes ao dia, por 30 dias, sendo que a dose máxima diária não deve exceder a 6 comprimidos. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você se esqueça de tomar este medicamento no horário receitado pelo seu médico, tome-o assim que se lembrar. Porém, se já estiver próximo ao horário de tomar a dose seguinte, pule a dose esquecida e tome a próxima e, então, volte a tomá-lo de acordo com o esquema de doses receitado pelo seu médico. Não tome uma dose dupla do medicamento para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento SILIMALON 140 pode causar reações alérgicas intensas (como inchaço dos olhos, lábios e língua, vermelhidão no corpo e dificuldade para respirar) e, raramente, pode ocorrer acidose metabólica em tratamentos prolongados. Além disso, em doses superiores a 1g/dia, a metionina pode causar hiper-homocisteinemia. Deve ser administrado com cautela em pacientes com história de insuficiência hepática e em insuficiência hepática severa, pois a metionina pode agravar a toxemia hepática. Em caso de surgimento de reações alérgicas, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso de quantidades superiores às recomendadas de SILIMALON 140 deve ser feito com cautela, especialmente em casos de tratamentos prolongados ou com posologias muito superiores às recomendadas, pois podem ocorrer agravações em condições como acidose metabólica e hiper-homocisteinemia. Se surgirem reações adversas, como reações alérgicas intensas, é necessário procurar o Serviço Médico imediatamente. Portanto, em caso de superdosagem, consulte um médico.