Silimalon (silimarina e racemetionina) destina-se ao alívio dos sintomas e prevenção dos danos provocados pelas agressões ao fígado. Tais agressões podem ser de origem alimentar (dietas gordurosas, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas), medicamentosa ou infecciosa.
Como este medicamento funciona?
SILIMALON ® (silimarina e racemetionina) tem ação antioxidante e combate os radicais livres que agridem as células do fígado; protege as membranas que envolvem estas células e reduz a absorção de substâncias tóxicas, como as derivadas do álcool, medicamentos e produtos químicos; auxilia na redução dos lipídeos totais, dos triglicerídeos e do colesterol e previne o acúmulo de gordura no fígado; reduz os processos inflamatórios e auxilia na recuperação das infecções do fígado; também, auxilia na prevenção da cirrose e estimula a produção de proteínas, facilitando a regeneração das células. Desta forma, SILIMALON ® (silimarina e racemetionina) protege o fígado de agressões e favorece sua recuperação.
Quando não devo usar este medicamento?
Silimalon ® (silimarina e racemetionina) é contraindicado para pessoas com alergia aos componentes da fórmula ou que já tenham apresentado alergia a outras espécies da Família Asteraceae (família de plantas da qual é extraída a silimarina). É também contraindicado para pessoas com insuficiência renal crônica, crianças, e em casos de insuficiência hepática severa. Além disso, não deve ser utilizado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose-galactose ou insuficiência de sacarose-isomaltase.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Silimalon (silimarina e racemetionina) é contraindicado para pessoas com alergia aos componentes da fórmula ou que já tenham apresentado alergia a outras espécies da Família Asteraceae. É contraindicado para pessoas com insuficiência renal crônica, crianças e para uso por mulheres grávidas sem orientação médica. A racemetionina pode se acumular no organismo em casos de insuficiência hepática severa e em tratamentos longos ou em doses maiores do que as recomendadas. Recomenda-se acompanhamento médico se você apresentar acidose metabólica ou hiper-homocisteinemia.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Silimalon (silimarina e racemetionina) deve ser guardado na sua embalagem original, proteger do calor excessivo (temperatura entre 15° e 30°C), umidade e luz solar direta. Nestas condições, este medicamento possui prazo de validade de 24 (vinte e quatro) meses, a partir da data de fabricação. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos revestidos de Silimalon (silimarina e racemetionina) devem ser ingeridos com um pouco de água ou qualquer outro líquido, na dose e horários receitados pelo seu médico. A dose média recomendada para adultos é de 2 comprimidos revestidos, três vezes ao dia, por 30 dias. Nos casos mais severos, podem ser usadas doses de até 12 comprimidos revestidos por dia, divididas em 3 tomadas. É importante seguir a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem consultar o médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento SILIMALON pode causar reação alérgica intensa (como inchaço dos olhos, lábios e língua; vermelhidão/placas avermelhadas intensas no corpo; dificuldade para respirar). É importante procurar o Serviço Médico imediatamente em caso de ocorrência. Além disso, o uso prolongado ou em doses maiores do que as recomendadas pode levar à acumulação de racemetionina no organismo, especialmente em pacientes com acidose metabólica ou hiper-homocisteinemia.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em tratamentos longos ou com doses maiores do que as recomendadas, a racemetionina pode se acumular no organismo. Portanto, é recomendado que pessoas que apresentam acidose metabólica, hiper-homocisteinemia ou que estejam fazendo dieta hipoprotéica só utilizem o Silimalon com acompanhamento médico.