• Home
  • Bulas
  • Sinvastatina Novartis 40mg com 30 Comprimidos

Sinvastatina Novartis 40mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Novartis Biociencias S.A - 56994502000130
  • Categoria: Colesterol e Triglicerídeos
  • Princípio ativo: Sinvastatina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    A sinvastatina é indicada para reduzir os riscos à saúde decorrentes das doenças cardiovasculares. Se você tem doença arterial coronariana (DAC), diabetes, já teve derrame ou outra doença vascular (independentemente dos níveis sanguíneos do seu colesterol), a sinvastatina pode prolongar sua vida ao reduzir o risco de infarto do miocárdio (ataque cardíaco) ou de derrame; reduz a necessidade de cirurgia para melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas e nos órgãos essenciais, tal como o coração; e reduz a necessidade de hospitalização por dor no peito (conhecida como angina). A sinvastatina também retarda a progressão da aterosclerose e reduz o desenvolvimento de mais aterosclerose.

  • Como este medicamento funciona?

    A sinvastatina reduz os níveis do mau colesterol (colesterol LDL) e de substâncias gordurosas chamadas triglicérides e aumenta os níveis do bom colesterol (colesterol HDL) no sangue. A sinvastatina pertence à classe dos medicamentos denominados inibidores da hidroximetilglutaril - coenzima A (HMG - CoA) redutase. A sinvastatina diminui a produção de colesterol pelo fígado, que é a maior fonte de colesterol no organismo, e aumenta a remoção de colesterol da corrente sanguínea pelo fígado. Ao tomar sinvastatina e fazer dieta, você estará controlando a quantidade de colesterol que ingere e a quantidade que o seu organismo produz.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve tomar sinvastatina se for alérgico(a) a qualquer um de seus componentes, tiver doença ativa do fígado, estiver grávida ou amamentando ou estiver tomando qualquer um dos seguintes medicamentos: alguns medicamentos antifúngicos (como itraconazol, cetoconazol, posaconazol ou voriconazol), inibidores da protease do HIV (como indinavir, nelfinavir, ritonavir e saquinavir), certos inibidores da protease do vírus da hepatite C (tais como boceprevir ou telaprevir), certos antibióticos (como eritromicina, clariromicina ou telitromicina), antidepressivo nefazodona, medicamentos contendo cobicistate, genfibrozila, ciclosporina ou danazol.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas de saúde que estiver apresentando ou tenha apresentado, inclusive alergias. Informe ao seu médico se você consome quantidades consideráveis de bebidas alcoólicas ou já teve doença(s) do fígado. Informe ao seu médico se você é asiático. Gravidez e Amamentação: a sinvastatina não deve ser utilizada por mulheres grávidas, que estejam tentando engravidar ou sob suspeita de estarem grávidas. Se engravidar durante o tratamento com sinvastatina, pare de tomar o medicamento e procure seu médico imediatamente. Mulheres que estejam tomando sinvastatina não devem amamentar. Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez. Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Seu médico ou cirurgião-dentista deve apresentar alternativas para o seu tratamento ou para a alimentação do bebê. Uso contraindicado no aleitamento ou na doação de leite humano. Crianças: a sinvastatina não é recomendada para uso pediátrico.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 °C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Geralmente em dose única.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Os males que este medicamento pode causar incluem problemas musculares, especialmente quando associado a certos medicamentos como antifúngicos, inibidores da protease do HIV, antibióticos, antidepressivos e derivados do ácido fíbrico. Além disso, a sintomatologia pode incluir doenças do fígado e hipersensibilidade a componentes do medicamento. É contraindicado para grávidas e mulheres em período de amamentação, pois pode causar malformações no bebê e efeitos adversos significativos.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.