Sodix é indicado no tratamento das seguintes condições: Dor reumática ou degenerativa das articulações (artrite); Dor nas costas, síndrome do ombro congelado, cotovelo de tenista, e outros tipos de reumatismo; Crises de gota; Entorses, distensões e outras lesões; Dor e inchaço após a cirurgia; Condições inflamatórias dolorosas em ginecologia, incluindo períodos menstruais; Infecções do ouvido, nariz e garganta.
Como este medicamento funciona?
A substância ativa do Sodix é o diclofenaco sódico. Sodix pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), usados para tratar dor e inflamação. Sodix alivia os sintomas da inflamação, tais como inchaço e dor, bloqueando a síntese de moléculas (prostaglandinas) responsáveis pela inflamação, dor e febre. Não tem nenhum efeito na causa da inflamação ou febre. Em condições inflamatórias pós-operatórias e pós-traumáticas, Sodix alivia rapidamente tanto a dor espontânea quanto a relacionada ao movimento e diminui o inchaço inflamatório e o edema do ferimento.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não pode tomar este medicamento se: for alérgico (hipersensibilidade) ao diclofenaco ou a qualquer outro componente da formulação; já teve reação alérgica após tomar medicamentos para tratar inflamação ou dor (ex.: ácido acetilsalicílico, diclofenaco ou ibuprofeno); tem úlcera no estômago ou no intestino; tem sangramento ou perfuração no estômago ou no intestino; sofre de insuficiência hepática ou renal; tem insuficiência cardíaca grave; está nos últimos três meses de gravidez; suspeita de dengue (pois pode aumentar o risco de sangramentos).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você deve ter especial cuidado com Sodix se: tiver doença no coração ou nos vasos sanguíneos, como pressão arterial alta não controlada, insuficiência cardíaca congestiva, doença isquêmica cardíaca estabelecida ou doença arterial periférica. O tratamento com Sodix geralmente não é recomendado. Se você tiver doença cardiovascular estabelecida ou fatores de risco significativos, como pressão arterial elevada, níveis elevados de gordura no sangue, diabetes ou fumar, e seu médico decidir prescrever Sodix, você não deve aumentar a dose acima de 100 mg por dia se for tratado por mais de 4 semanas. É importante tomar a menor dose de Sodix que alivia a dor e/ou inchaço e durante o menor tempo possível. Se você estiver tomando Sodix juntamente com outros anti-inflamatórios, se tiver asma, antecedentes de problemas gastrintestinais, hematológicos ou renais, se estiver desidratado ou tiver inchaço nos pés, você deve informar seu médico antes de tomar Sodix. Monitoramento médico é necessário, especialmente para pacientes idosos ou aqueles com doenças crônicas. Não tome este medicamento por período maior do que está recomendado na bula ou recomendado pelo médico, pois pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. Este medicamento pode causar danos ao fígado. Por isso, seu uso requer acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos para controle. Devido a sua dosagem, Sodix® não é indicado para pacientes abaixo de 18 anos de idade. Você deve avisar seu médico se você estiver grávida ou suspeitar que esteja grávida. Você não deve tomar Sodix® durante a gravidez a não ser que seja absolutamente necessário. Assim como outros anti-inflamatórios, você não deve tomar Sodix® durante os últimos 3 meses de gravidez, porque pode causar danos ao feto ou problemas no parto. Você deve avisar ao médico se estiver amamentando. Você não deve amamentar se estiver tomando Sodix®, pois pode ser prejudicial para a criança. Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Seu médico ou cirurgião-dentista deve apresentar alternativas para o seu tratamento ou para a alimentação do bebê. Sodix® contém lactose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Sodix® deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Protegido da luz e umidade.
Como devo usar este medicamento?
Sodix® deve ser engolido inteiro com um copo de água ou outro líquido. Recomenda-se tomar Sodix® antes das refeições ou com o estômago vazio. Não exceda a dose recomendada prescrita pelo seu médico. É importante que você use a menor dose capaz de controlar sua dor e não tome Sodix® por mais tempo que o necessário. Seu médico dirá a você exatamente quantos comprimidos de Sodix® você deverá tomar. Dependendo da resposta do tratamento, seu médico pode aumentar ou diminuir a dose. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar Sodix, deve tomar o medicamento assim que se lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, o que deve ser feito é pular a dose esquecida e retornar ao esquema habitual de administração. Não deve ser tomada uma dose duplicada para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso do medicamento Sodix pode causar alguns efeitos indesejáveis. Os principais males incluem reações alérgicas, como asma, secreção nasal, rash cutâneo, e inchaço do rosto, lábios, língua, garganta e/ou extremidades. Também podem ocorrer úlcera no estômago ou intestino, sangramento, e perfuração no estômago ou intestino, além de problemas no fígado e nos rins, insuficiência cardíaca grave, e risco aumentado de sangramentos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você esqueceu de tomar o medicamento, tome uma dose assim que se lembrar. Se estiver perto da hora de tomar a próxima dose, você deve, simplesmente, tomar o próximo comprimido no horário usual. Não dobrar a próxima dose para repor o comprimido que você esqueceu de tomar no horário certo. Medidas específicas tais como diurese forçada, diálise ou hemoperfusão provavelmente não ajudam na eliminação de agentes anti-inflamatórios não esteroides devido a seu alto índice de ligação às proteínas e metabolismo extenso. Em casos de superdose potencialmente tóxica, a ingestão de carvão ativado pode ser considerada para desintoxicação do estômago (ex.: lavagem gástrica e vômito) após a ingestão de uma superdose potencialmente letal. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.