Sonebon com 20 Comprimidos

  • Fabricante: EMS Sigma Pharma Ltda - 00923140000131
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Nitrazepam
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    SONEBON ® é um medicamento destinado ao tratamento da insônia (falta de sono).

  • Como este medicamento funciona?

    SONEBON ® atua sobre os receptores GABA no cérebro. Isto provoca a liberação de um neurotransmissor chamado GABA (substâncias químicas que são armazenadas em células nervosas), que tem efeito inibidor no cérebro, levando ao relaxamento e sedação do organismo. Assim, é um medicamento que apresenta propriedades sedativas, tranquilizantes, relaxante muscular e anticonvulsivantes. O nitrazepam é um derivado da substância chamada de benzodiazepínico e é capaz de induzir um sono semelhante ao natural em 15 a 30 minutos que dura de 6 a 8 horas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    SONEBON é contraindicado para pacientes com alergia ao nitrazepam ou a qualquer outro componente da fórmula. Deve ser evitado em pacientes com glaucoma de ângulo agudo, miastenia gravis, e dependência de outras drogas, inclusive o álcool. É contraindicado em pacientes com insuficiência hepática grave e em pacientes com hipotireoidismo que não estejam recebendo reposição de hormônio tireoidiano, especialmente em idosos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Este medicamento é contraindicado para uso na pediatria.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Durante o tratamento com SONEBON, não se deve consumir bebidas alcoólicas. Informe ao seu médico caso apresente doença de fígado, rins ou pulmão, glaucoma, pressão baixa, miastenia gravis, depressão, psicose ou esquizofrenia. A dose para pacientes idosos não deve ser mais do que a metade da dose normal recomendada aos pacientes adultos. O uso prolongado de SONEBON pode diminuir o efeito do mesmo. O risco de dependência física ou psíquica pode aumentar com a dose e duração do tratamento. Pode ocorrer casos de ansiedade de rebote e riscos de abstinência quando a descontinuação do tratamento acontece de repente. Este medicamento pode causar sedação, amnésia, diminuição da concentração e alteração da função muscular, prejudicando a habilidade para dirigir e operar máquinas. O uso de SONEBON é contraindicável durante a gravidez e amamentação, pois pode ser prejudicial para o feto ou para o bebê. Informe ao seu médico sobre quaisquer outros medicamentos que esteja utilizando, pois alguns podem afetar a ação do nitrazepam.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Guardar o SONEBON em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido e guarde-o em sua embalagem original. Toda medicação deve ser mantida fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Adultos: 1 a 2 comprimidos ao deitar; Pessoas idosas: de ½ a 1 comprimido ao deitar. SONEBON deve ser utilizado por curtos períodos apenas (por exemplo, entre 2 e 4 semanas). Tratamentos contínuos de longo prazo não são recomendados, a não ser que sejam orientados pelo seu médico. Se o efeito desejado for alcançado, deve-se diminuir a posologia, por exemplo, à metade. Uma posologia menor pode ser suficiente. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser mastigado.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Tome a dose assim que se lembrar dela. Entretanto, se estiver próximo o horário da dose seguinte, salte a dose esquecida e continue o tratamento conforme prescrito. Não utilize o dobro da dose para compensar uma dose esquecida. A interrupção de uma vez do medicamento pode provocar reações que vão desde irritabilidade, ansiedade, mialgia (dor muscular), tremores, retorno da insônia e vômitos, até convulsões isoladas e estados de mal mioclônico (movimentos involuntários). Para se evitar esse acontecimento, fale com seu médico, para reduzir as doses aos poucos. Se for necessário interromper rapidamente a medicação, seu médico deve ser informado de qualquer reação. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    As reações adversas estão ligadas à dose e a cada paciente. As principais reações adversas, conforme sua frequência, são: tontura, cansaço e sonolência (reações comuns, ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes). Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes): relaxamento muscular, falta de coordenação dos movimentos e fraqueza. Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes): dores abdominais, náusea, aumento ou diminuição da libido, rash cutâneo, amnésia anterógrada, confusão mental, agranulocitose, reações anafilactoides, anemia, angioedema, apneia, alteração de comportamento, discrasias sanguíneas, visão turva.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    O uso prolongado de SONEBON pode diminuir o efeito do mesmo. O risco de dependência física ou psíquica pode aumentar com a dose e duração do tratamento. A interrupção súbita do medicamento pode provocar reações que vão desde irritabilidade, ansiedade, mialgia, tremores, retorno da insônia e vômitos, até convulsões isoladas. Neste caso, recomenda-se procurar o médico para avaliação da possível descontinuação do medicamento.