Soyfemme 150mg com 30 Capsulas

  • Fabricante: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A - 60659463002992
  • Categoria: Menopausa e TPM
  • Princípio ativo:
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Soyfemme é um medicamento fitoterápico, derivado da soja, tendo as isoflavonas como componentes ativos, destinado ao alívio dos sintomas vasomotores (ondas de calor ou fogachos e suores noturnos) do climatério, visando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da mulher neste período. As isoflavonas da soja também apresentam ação benéfica sobre o metabolismo lipídico, auxiliando na redução dos níveis de colesterol total e na manutenção de um melhor equilíbrio entre as frações do colesterol.

  • Como este medicamento funciona?

    Um dos principais componentes de Soyfemme, a isoflavona, é semelhante ao estrógeno natural (que o seu corpo produz). Isso faz com que a isoflavona atue estimulando o receptor para hormônio estrogênico, porém, de forma menos potente que o seu hormônio endógeno, produzindo os efeitos benéficos da estímulação estrogênica, porém sem os riscos e a potência do uso do estrogênio através de reposição do estrogênio natural ou sintético.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Soyfemme é contraindicado para crianças. Também é contraindicado para pacientes com histórico de hipersensibilidade (alergia) à soja e seus derivados ou aos componentes da fórmula. Pacientes com antecedentes de neoplasias (câncer) de boca ou útero devem ser avaliadas por um médico antes de iniciar o tratamento. O uso ao mesmo tempo de outros medicamentos que possuam ação estrogênica deve ser evitado. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso durante a lactação depende da avaliação e acompanhamento do médico.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Soyfemme é contraindicado para pacientes com histórico de hipersensibilidade (alergia) à soja e seus derivados ou aos componentes da fórmula. Se você tem antecedentes de neoplasias (câncer) de mama ou útero, deve ser submetida à avaliação médica antes de iniciar o tratamento, além de mantê-las sob acompanhamento médico periódico. Você deve evitar o uso de Soyfemme ao mesmo tempo em que usar outros medicamentos que possuam ação estrogênica. Pode haver interferência de Soyfemme na absorção de ferro, e a dose pode precisar ser ajustada se estiver com suplementação de ferro. Também pode haver interferência sobre a ação de levotiroxina, aumentando seu requerimento, podendo ser necessária a monitorização dos níveis dos hormônios tireoidianos. Se você estiver em uso de medicamentos anticoagulantes à base de varfarina, a dose pode precisar de ajuste. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Atenção: contém os corantes amarelo crepúsculo, azul brilhante e dióxido de titânio que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

  • Como devo usar este medicamento?

    A dose inicial recomendada é de uma cápsula ao dia, podendo ser aumentada, a critério médico, para duas cápsulas ao dia, divididas em duas doses. Você deve ingerir as cápsulas inteiras, sem mastigar, com água. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso você esqueça de tomar o medicamento, aguarde a dose seguinte para ingeri-la e, a seguir, mantenha o tratamento corretamente, conforme orientado pelo médico. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Você poderá apresentar reações desagradáveis com o uso do medicamento. Níveis baixos de estrógenos circulantes e prolongamento do ciclo menstrual foram relatados com o uso de preparações de soja ricas em isoflavonas em mulheres pré-menopausadas. Dermatite atópica (mancha avermelhada e descamativa no corpo) pode ocorrer, porém, anafilaxia (reação alérgica grave) é extremamente rara. Outras reações adversas podem incluir aumento do ciclo menstrual e redução dos níveis de estrógeno, com frequência estimada de ocorrência não calculada. A frequência de eventos gastr intestinais é reação muito comum, presente em cerca de 17,9% das pacientes, podendo apresentar reações como constipação, diarreia, gastroenterite, flatulência (sensação de gases), náuseas e vômitos, dor abdominal, dispepsia (sensação de mal-estar gástrico), dor epigástrica e outros. Reações muito comuns ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento: distúrbios gastr intestinais. Reações muito raras ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento: dermatite atópica e anafilaxia. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.