• Home
  • Bulas
  • Spiolto Respimat 25mcg 25mc Frasco De 4ML com 60 Doses

Spiolto Respimat 25mcg 25mc Frasco De 4ML com 60 Doses

  • Fabricante: Boehringer Ingelheim Do Brasil Química E Farmacêutica Ltda. - 60831658000177
  • Categoria: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
  • Princípio ativo: Olodaterol,Tiotropio
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    SPIOLTO é indicado para o tratamento de manutenção da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) moderada, grave e muito grave, incluindo bronquite crônica e enfisema pulmonar. O objetivo é reduzir a obstrução do fluxo de ar (melhorar a respiração), melhorar a qualidade de vida, reduzir a dispneia (falta de ar) associada e melhorar a tolerância ao exercício.

  • Como este medicamento funciona?

    SPIOLTO atua dilatando os brônquios (broncodilatador) através de dois fármacos que atuam juntos, facilitando assim a passagem de ar pelos pulmões. O efeito começa em 5 minutos após a inalação e dura por volta de 24 horas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    SPIOLTO não é indicado para o tratamento da asma e é contraindicado se você tem asma e não usa medicamentos em longo prazo. Informe ao seu médico caso você tenha asma. Você não deve usar SPIOLTO se tiver alergia ao tiotrópio, ao olodaterol, ou a qualquer um dos componentes do produto e se tiver histórico de alergia à atropina ou derivados, como ipratrópio ou oxitrópio. Você não deve usar SPIOLTO se apresentar inchaço dos lábios, língua ou garganta, coceira ou vermelhidão na pele (rash), pois estas foram reações alérgicas relatadas com o uso de tiotrópio.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Você não deve usar SPIOLTO mais de uma vez ao dia (2 acionamentos consecutivos), em doses mais altas que a recomendada, nem em conjunto com outros broncodilatadores de longa duração (exemplos: formoterol, salmeterol), uma vez que pode provocar overdose e efeitos no coração. Se você utiliza broncodilatadores de curta duração (como fenoterol, salbutamol) regularmente, eles devem ser usados somente nas crises. Informe ao seu médico se estiver usando outro medicamento com ação broncodilatadora. SPIOLTO não é indicado para o alívio de crises de broncoespasmo (crises de falta de ar). Após inalação, podem ocorrer reações alérgicas imediatas. Assim como com outros medicamentos inalatórios, pode ocorrer dificuldade de respirar induzida pela inalação, com risco de vida; nesse caso, interrompa imediatamente o uso e procure um médico. SPIOLTO deve ser usado com precaução se você tiver glaucoma, aumento da próstata ou obstrução do colo da bexiga. Informe seu médico se tiver algum problema nos rins. Evite contato do medicamento com os olhos. Doses altas do medicamento podem aumentar a glicose no sangue e pode ocorrer diminuição do potássio no sangue. SPIOLTO deve ser usado com cuidado se você tiver problemas no coração, pressão alta, convulsões, problema de excesso de hormônios da tireoide (tireotoxicose). Este medicamento pode aumentar o risco de alteração grave nos batimentos cardíacos, que pode ser potencialmente fatal. Não tome este medicamento se você tiver uma alteração no coração chamada síndrome congênita de prolongamento

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 ºC). Não congelar. Guarde-o em sua embalagem original. Descartar após 3 meses da inserção do frasco no inalador RESPIMAT. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Leia as instruções de uso ao final desta bula antes de iniciar o uso de SPIOLTO. Um acionamento libera uma dose para o paciente após apertar uma vez o botão do inalador RESPIMAT (dose diária = 2 acionamentos consecutivos).

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de SPIOLTO RESPIMAT pode causar reações alérgicas imediatas, como dificuldade para respirar, que pode ser potencialmente letal. É importante também observar que o medicamento pode provocar diminuição do potássio no sangue e aumentar a glicose no sangue. Além disso, doses altas do medicamento podem elevar o risco de alterações graves nos batimentos cardíacos, que podem ser fatais. Outros efeitos adversos, como chiado no peito e dificuldade para respirar, podem ocorrer devido ao cloreto de benzalcônio presente na fórmula.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Você não deve usar SPIOLTO mais de uma vez ao dia (2 acionamentos consecutivos), em doses mais altas que a recomendada, nem em conjunto com outros broncodilatadores de longa duração, uma vez que pode provocar overdose e efeitos no coração. Se você utilizar doses altas do medicamento, é importante avisar seu médico, pois isso pode aumentar o risco de alteração grave nos batimentos cardíacos, que pode ser potencialmente fatal. Em caso de reações adversas, recomenda-se interromper o uso imediatamente e procurar um médico.