Stalevo ® combina três substâncias ativas (levodopa, carbidopa e entacapona) em um único comprimido revestido, sendo indicado no tratamento de pacientes adultos com doença de Parkinson que apresentam flutuações motoras de fim-de-dose (somente para os pacientes que tomam uma dose diária de levodopa de 600 mg ou menos e não experimentaram discinesias) cuja estabilização não é possível com tratamento com levodopa associado a inibidor da dopa descarboxilas e (DCC). Stalevo ® ajuda no alívio dos sintomas da doença de Parkinson, como tremores dos membros, rigidez e lentidão dos movimentos, o que dificulta a realização das atividades diárias normais.
Como este medicamento funciona?
A doença de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso, causado pela falta de dopamina, uma substância natural produzida no cérebro que transmite mensagens na parte do cérebro que controla o movimento muscular. A levodopa age aumentando o nível de dopamina no cérebro, ajudando assim no alívio dos sintomas da doença, como tremores, rigidez e lentidão dos movimentos.
Quando não devo usar este medicamento?
Stalevo ® é contraindicado: em casos de hipersensibilidade aos componentes ativos e outros ingredientes da formulação; em casos de insuficiência hepática, glaucoma de ângulo estreito, feocromocitoma (um tumor da glândula supra-renal), uma vez que isso pode aumentar o risco de reações graves de hipersensibilidade; em pacientes que estejam tomando certos tipos de antidepressivos (inibidores seletivos da MAO - A e MAO - B simultaneamente, ou inibidores não - seletivos da MAO); em pacientes com história de síndrome neuroléptica maligna e/ou rabdomiólise não - traumática (forma rara de distúrbio muscular). Não deve ser usado durante a gravidez e lactação. Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas e que estão amamentando.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Tome especial cuidado com Stalevo ® se você já teve um ataque cardíaco ou outras doenças do coração, asma, doenças dos vasos sanguíneos ou pulmões. Se você tem algum problema no fígado. Se você tem algum problema renal grave. Se você já teve doenças no rim, fígado ou relacionadas com hormônios. Se você já teve doença inflamatória intestinal. Se você alguma vez teve úlcera stomacais. Se você já teve convulsões. Se você já sofreu qualquer tipo de transtorno mental grave. Se você se sentir deprimido, tiver pensamentos suicidas ou notar alterações incomuns no seu comportamento. Se você tem glaucoma crônico de ângulo largo. Se você está tomando outros medicamentos que podem abaixar a pressão arterial. Se os movimentos descontrolados iniciarem ou piorarem depois que você começar a tomar Stalevo ®. Se tiver sido informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares. Se você ou sua família/cuidador detectar que está desenvolvendo sintomas de adicção que levam ao desejo por doses elevadas de Stalevo. Se você estiver adormecendo subitamente, ou se você se sentir muito sonolento. Se os seus músculos ficarem muito rígidos ou apresentarem movimentos bruscos ou se você tiver tremores, agitação, confusão, febre, pulso rápido ou grandes variações na sua pressão arterial. Se apresentar <
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar Stalevo, tome a dose assim que lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, não tome a dose esquecida e retorne ao seu esquema habitual. Não tome duas doses para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Stalevo pode causar efeitos colaterais como alucinações, hipotensão postural (tonturas, náuseas, desmaios e sudorese), aumento da discinesia (movimentos involuntários anormais e repetitivos), e impulsos incontroláveis como vício em jogos ou aumento do desejo sexual. Além disso, pode ocorrer coloração escura da saliva, urina ou suor, que embora seja clinicamente insignificante, pode descolorir vestuário. Outros possíveis males incluem astenia (fraqueza, cansaço) e perda de peso progressiva. Se alguma dessas situações ocorrer, deve-se informar ao médico imediatamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?