Este medicamento é destinado ao tratamento da narcolepsia, auxiliando na manutenção do estado de vigília (manter-se acordado). A narcolepsia é uma condição que causa sonolência excessiva durante o dia, com a presença de episódios de sono incontroláveis, frequentemente em horas inapropriadas. Este medicamento auxilia no controle da sonolência excessiva e reduz a probabilidade de ocorrência dos episódios de sono incontroláveis, mas não substitui a quantidade adequada de sono.
Como este medicamento funciona?
Stavigile ® é um medicamento que tem como substância ativa a modafinila, que age no cérebro para aumentar o estado de vigília (estado de se manter acordado). O início de ação ocorre em cerca de 1 - 2 horas após sua ingestão.
Quando não devo usar este medicamento?
Está contraindicado no caso de reação alérgica à modafinila ou a qualquer componente de sua formulação. Também está contraindicado para uso em pacientes com hipertensão moderada a grave não controlada e em portadores de arritmias cardíacas. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A modafinila pode provocar reações alérgicas na pele ou em outros locais. Caso você apresente manchas na pele, urticária, feridas na pele, bolhas na pele ou na boca, inchaço nos lábios, olhos ou garganta, falta de ar, dificuldade para engolir ou rouquidão, entre imediatamente em contato com seu médico ou procure um serviço de emergência, levando a bula deste medicamento. Avise a o seu médico se você apresentar algumas das condições: problema no coração ou sofrer de pressão alta. Seu médico necessitará checá - los regularmente enquanto você estiver usando a modafinila. Doença no fígado ou nos rins pode necessitar de redução de dose. Apresenta depressão, baixa autoestima, ansiedade, psicose (perda do contato com a realidade), ou outros transtornos psiquiátricos, ou uma história prévia de abuso de álcool ou drogas. Alterações do comportamento podem ocorrer, como comportamento agressivo ou pensamentos suicidas; avise seu médico imediatamente se isso ocorrer. A modafinila pode causar tontura, dificuldad e no controle de movimentos, e torna seu comportamento perigoso, como operar máquinas ou dirigir. Pode causar dependência e dano ao fígado, requerendo acompanhamento médico e exames laboratoriais periódicos. O uso durante a gestação deve ser avaliado pelo médico, e o uso durante a lactação depende de acompanhamento médico. O medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose, e contém lactose. Informe ao seu médico sobre outros medicamentos
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Sempre tome Stavigile ® conforme as orientações de seu médico. Os comprimidos devem ser tomados com auxílio de líquido, preferencialmente com água. A dosagem usual recomendada é de 200 mg ao dia, podendo ser tomada em dose única matinal (pela manhã) ou dividida em duas tomadas (100 mg pela manhã e 100 mg ao meio-dia). O uso em pacientes idosos (acima de 65 anos de idade) e em pacientes com graves problemas nos rins ou no fígado deve ser de 100 mg. Siga sempre a orientação de seu médico, respeitando horários, doses e duração do tratamento. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de tomar uma dose, procure tomá-la assim que possível. Se estiver próximo ao horário da dose seguinte, despreze a dose esquecida e volte ao seu esquema normal. Não tome duas doses ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de STAVIGILE pode provocar reações alérgicas na pele ou em outros locais, como manchas na pele, urticária, feridas, bolhas, inchaço nos lábios, olhos ou garganta, falta de ar, dificuldade para engolir ou rouquidão. Além disso, a modafinila pode causar tontura, alterações no raciocínio, dificuldades no controle de movimentos ou turvamento dos olhos. O uso prolongado pode apresentar potencial para dependência, e também pode causar danos ao fígado. Alterações de comportamento, como comportamento agressivo ou pensamentos suicidas, foram relatados. É importante avisar seu médico imediatamente se notar qualquer alteração no seu comportamento durante o tratamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?