Stomaliv é indicado como antiácido para o alívio da azia e acidez estomacal.
Como este medicamento funciona?
Os componentes do Stomaliv reagem em meio aquoso, através de uma reação de efervescência, formando citrato de sódio, dióxido de carbono e água. O citrato de sódio, componente ativo do produto, é ingerido pelos consumidores após esta reação de efervescência. Atua como antiácido, aumentando o pH do conteúdo gástrico, sendo utilizado no alívio dos sintomas da azia e de desordens relativas à acidez estomacal. Os antiácidos são eficazes no alívio dos sintomas coadjuvantes de tratamento e diminuem o número de recidivas de úlceras.
Quando não devo usar este medicamento?
Stomaliv ® não deve ser utilizado por pacientes que apresentam hipersensibilidade conhecida aos demais componentes da formulação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A administração do produto deve ser cuidadosa em pacientes com doenças crônicas, sob rigorosa supervisão médica. É recomendado que o bicarbonato não seja administrado a pacientes com alcalose metabólica ou respiratória, hipocalcemia ou hipocloridria. Sais de sódio devem ser administrados com cuidado a pacientes com insuficiência cardíaca, edema, disfunção renal, hipertensão ou aldosteronismo. O citrato de sódio pode promover acúmulo de alumínio nos órgãos, especialmente nos ossos. O bicarbonato de sódio pode ocasionar ruptura espontânea na parede do estômago, após seu uso. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Stomaliv deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C) e protegido da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Dissolver o conteúdo do envelope em meio copo de água, deixar completar a efervescência e beber de uma só vez. Para as indicações propostas, azia e acidez estomacal, a dose contida em um envelope é suficiente, podendo ser repetida em caso de necessidade, pois o citrato de sódio apresenta segurança no seu emprego por via oral. Stomaliv ® deve ser utilizado somente por via oral. O uso por outra via pode causar a perda do efeito esperado ou provocar danos à saúde. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso haja esquecimento da administração de uma dose deste medicamento, retomar a posologia sem a necessidade de suplementação. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de bicarbonato de sódio pode provocar desequilíbrio no balanço ácido-base. A alta absorção de sódio pode causar excesso deste mineral no sangue, o que pode ser um risco para pessoas com problemas no coração, fígado e rins. Ocasionalmente, podem ocorrer cólicas estomacais, eructação e flatulência. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Quando administrado em **altas doses** ou a pacientes com **problemas nos rins**, pode causar **hipernatremia** (excesso de sódio no sangue). Da eventual **superdosagem acidental**, **imediatamente suspender** a medicação e procurar **assistência médica**. Recomenda-se tratamento de **suporte sintomático**. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente **socorro médico** e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para **0800 722 6001**, se você precisar de mais orientações.