SUCRAFILM ® é um medicamento indicado para o tratamento da úlcera duodenal, úlcera gástrica, gastrite de estresse, gastrite crônica e azia ou acidez. SUCRAFILM ® tem efeito citoprotetor devido à sua característica polianiônica.
Como este medicamento funciona?
O sucralfato liga-se às proteínas de cargas positivas através da formação de um gel que adere à mucosa gástrica e duodenal, proporcionando uma proteção uniforme contra o ataque ácido, a pepsina e os sais biliares.
Quando não devo usar este medicamento?
SUCRAFILM é contraindicado para os casos de pacientes que apresentam hipersensibilidade ao sucralfato e aos demais componentes da formulação.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A úlcera péptica é uma doença crônica recorrente. Não se deve esperar que o sucesso numa série de tratamentos com sucralfato altere a frequência ou a severidade da doença após a cicatrização. Após a administração de sucralfato (via oral), pequena quantidade de alumínio é absorvida pelo trato gastrintestinal. A administração concomitante com outros produtos que contenham alumínio (por exemplo, antiácidos) pode aumentar o nível de alumínio no organismo. Em pacientes com função renal normal, o alumínio é excretado pela urina, mas em pacientes com disfunção renal ou que fazem diálise, pode ocorrer o acúmulo e intoxicação por alumínio (osteodistrofia alumínica, osteomalácia, encefalopatia). Interações medicamentosas podem ocorrer, e o sucralfato pode reduzir os efeitos de anticoagulantes orais, como varfarina. É recomendável informar ao médico ou farmacêutico sobre todas as medicações em uso.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
ADULTOS: Antiulceroso: Tome este medicamento por via oral, 1 comprimido mastigável de 1 g quatro vezes ao dia ou 2 comprimidos mastigáveis de 1 g duas vezes ao dia, com o estômago vazio, uma hora antes ou duas horas após as refeições ou ao deitar-se. Protetor da mucosa do estômago: A dose oral recomendada é de 2 comprimidos mastigáveis de 1 g uma hora antes das principais refeições ou ao deitar-se. Terapia de manutenção: A dose recomendada para manutenção é de 1g duas vezes ao dia. Doses de 250 mg três vezes ao dia e 500 mg à noite, por nove meses, têm sido efetivas na prevenção da recorrência da úlcera. É importante continuar tomando este medicamento, mesmo que você não sinta a dor da úlcera. Não pare de tomar este medicamento sem consultar o seu médico. Pode levar de 4 a 8 semanas para que a úlcera seja curada completamente. Crianças: A dose para tratamento de esofagite (irritação e inflamação do esôfago) é 0,5 g quatro vezes ao dia para pacientes com menos de 6 anos, e 1 g quatro vezes ao dia para pacientes com mais de 6 anos. Para o tratamento de úlcera duodenal (do intestino) a dosagem é de 1 g quatro vezes ao dia para crianças de todas as idades. A dose de manutenção é de 1 g uma vez por noite, que deve ser administrada às crianças com idade entre 1 e 10 anos para o tratamento de úlcera duodenal crônica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer uma dose, tome-a assim que se lembrar. Se lembrar-se próximo da hora da dose seguinte, não tome a dose perdida. Tome a dose do próximo horário. Não duplique a dose para alcançá-los.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Obstipação, boca seca, dor de estômago, gases e náuseas podem ocorrer. Se algum destes efeitos persistir ou piorar, notifique o seu médico ou farmacêutico imediatamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?