Sumax ® comprimidos é indicado para o tratamento e alívio agudo das crises de enxaqueca já instaladas. Não use o medicamento para prevenir o aparecimento de crises de enxaqueca.
Como este medicamento funciona?
Sumax ® contém sumatriptana, que pertence ao grupo de substâncias chamadas triptanas (também conhecidas como agonistas dos receptores 5 - HT 1). Os sintomas de enxaqueca podem ser causados por uma dilatação ou inchaço dos vasos sanguíneos da cabeça. Acredita-se que Sumax ® atue reduzindo a dilatação ou inchaço, ajudando na redução da dor de cabeça e aliviando outros sintomas das crises de enxaqueca, como náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som. O tempo para início de ação de Sumax ® comprimidos é de cerca de 30 minutos.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use Sumax se você:
- É alérgico à sumatriptana ou a qualquer outro componente da fórmula;
- Tem algum problema no coração, como insuficiência cardíaca ou dores no peito (angina), ou já teve um ataque cardíaco;
- Tem problemas de circulação nas pernas;
- Teve um acidente vascular cerebral (AVC) ou um ataque isquêmico transitório (AIT);
- Tem enxaqueca do tipo basilar ou enxaqueca hemiplégica;
- Tem doença isquêmica intestinal;
- Tem pressão arterial elevada;
- Tem graves problemas no fígado;
- Com outros medicamentos para enxaqueca, incluindo aqueles que contenham ergotamina;
- Com antidepressivos IMAO ou se tiver tomado esses medicamentos nas últimas duas semanas;
- Com outros medicamentos para enxaqueca contendo triptanas nas últimas 24 horas;
- Está amamentando.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de Sumax ® é exclusivamente oral e deve ser utilizado somente com um diagnóstico claro de enxaqueca. A administração de qualquer triptano ou agonista do receptor 5-HT1 junto com Sumax ® não é recomendada. O uso exagerado de fármacos para o tratamento da enxaqueca pode levar a um aumento na frequência das crises, necessitando de avaliação médica. Caso apresente mais de 9 crises de enxaqueca por mês, deve-se consultar um médico. Além disso, Sumax ® pode causar eventos adversos sérios e não é indicado para pessoas com fatores de risco para doenças cardíacas, a menos que um exame cardíaco prévio seja realizado. Deve-se ter cautela em pacientes com mais de 65 anos ou menos de 18 anos. O componente de Sumax ® é excretado no leite materno, sendo contraindicado durante a lactação. O uso durante a gravidez também não é recomendado sem consulta médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Uso exclusivamente oral. Sumax ®, comprimido, deve ser utilizado quando houver um diagnóstico claro de enxaqueca. Use este medicamento conforme prescrição médica. A administração concomitante de qualquer triptana com Sumax ® não é recomendada. A dose máxima diária (a cada 24 horas) deve ser respeitada, e o uso exagerado pode levar à exacerbação da dor de cabeça.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Sumax ® pode causar eventos adversos sérios, incluindo ataque cardíaco e outros problemas no coração, que podem levar a óbito. Sintomas que podem indicar um ataque cardíaco incluem: desconforto no centro do peito que dura mais que poucos minutos, aperto forte, dor, pressão ou peso no peito, falta de ar, sensação de ansiedade e sudorese fria, náuseas ou vômitos, e sensação de tontura. Além disso, pode não ser recomendado para pessoas com fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo pressão arterial elevada, níveis elevados de colesterol, diabetes, entre outros. Em casos muito raros, algumas pessoas também desenvolveram graves condições cardíacas após o tratamento. Deve-se tomar cuidado especialmente em pacientes com insuficiência hepática grave ou insuficiência renal.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso exagerado de fármacos para o tratamento agudo da enxaqueca pode levar à exacerbação da dor de cabeça (cefaleia) ou aumento da frequência das crises de enxaqueca. Caso isto ocorra, informe ao seu médico porque pode ser necessário um tratamento de detoxificação.