• Home
  • Bulas
  • Tamarine 6MG Caixa 20 Capsulas Laxante Fitoterapico

Tamarine 6MG Caixa 20 Capsulas Laxante Fitoterapico

  • Fabricante: Cosmed Industria De Cosmeticos E Medicamentos S.a. - 61082426000207
  • Categoria: Regulador Intestinal
  • Princípio ativo: Cassia Fistula L,Senna Alexandrina Miller
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Tamarine ® cápsula dura é indicado para o tratamento sintomático de intestino preso, das constipações primárias e secundárias e na preparação para exames radiológicos e endoscópicos.

  • Como este medicamento funciona?

    Tamarine ® cápsula dura é uma associação das plantas medicinais Senna alexandrina e Cassia fistula, com efeito laxativo que provoca uma ativação fisiológica das secreções das mucosas do trato digestivo. A ação de Tamarine ® cápsula dura é previsível por um período entre 8 a 10 horas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Tamarine ® cápsula dura é contraindicado nas retocolites (inflamação aguda do intestino) e doença de Crohn (doença crônica inflamatória intestinal). Também é contraindicado em síndromes dolorosas abdominais de causa desconhecida. Você não deve utilizar este medicamento se apresentar hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos e em casos de desidratação severa com depleção de água e eletrólitos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso de Tamarine ® cápsula dura está contraindicado em crianças menores de 12 anos. Para crianças acima de 12 anos, o seu uso somente deverá ser feito com indicação médica. Pacientes idosos devem iniciar o tratamento utilizando metade da dose recomendada para adultos. Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista. É importante usar o produto com cautela em pacientes em uso de antiarrítmicos e diuréticos depletores de potássio. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está usando algum outro medicamento.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    O uso é oral. Para adultos e crianças acima de 12 anos: 1 a 2 cápsulas duras ao dia após a última refeição ou a critério médico. As doses podem ser aumentadas somente a critério médico. O uso de laxantes estimulantes, como este medicamento, deve ser feito com cautela, recomendando-se a utilização por curtos períodos de tempo e somente até que haja o alívio dos sintomas da constipação intestinal. Não utilizar por mais de 7 (sete) dias consecutivos, respeitando sempre a dosagem recomendada. O uso deve ser feito apenas pela via oral e não deve ser partido, aberto ou mastigado. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    No caso de esquecimento de administração, reintroduzir a medicação para o alívio dos sintomas da constipação, não devendo, portanto, dobrar a dose porque a dose anterior foi esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Por ser um laxante estimulante do intestino, alguns sintomas são muito comuns, tais como, cólicas e gases intestinais. Outros efeitos secundários podem ocorrer, desde que respeitada a dose recomendada. São eles: diarreia, dor no estômago, refluxo esofágico, vômitos e irritação gastr intestinal. Procure um médico caso ocorram sintomas raros, tais como, sangue nas fezes, cólicas severas, fraqueza e hemorragia retal.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    No caso de administração de altas doses do produto, podem ocorrer diarreia, espasmos, cólica abdominal e perda significativa de potássio. Se a ingestão do medicamento for excessiva, deve-se procurar socorro médico a fim de aliviar os efeitos causados pelo medicamento. Tratamento de superdosagem: se ocorrer superdosagem acidental, pode-se minimizar ou prevenir a absorção por meio de lavagem gástrica. Pode ser necessária a reposição de líquidos e eletrólitos. Em caso de espasmos e cólicas abdominais, pode-se utilizar antiespasmódicos. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.