Tamiram 750mg com 5 Comprimidos

  • Fabricante: Eurofarma Laboratórios S.a. - 61190096000192
  • Categoria: Antibióticos
  • Princípio ativo: Levofloxacino
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Tamiram ® ( levofloxacino ) 750 mg é indicado para o tratamento de sinusite aguda bacteriana (infecção aguda por bactérias das cavidades aeradas dos ossos da face), pneumonia adquirida na comunidade (pneumonia em pessoas que não estão internadas), infecções do trato urinário (bexiga e canais onde passa a urina) complicadas e pielonefrite aguda (infecção aguda dos rins) causadas por cepas suscetíveis de bactérias, em pacientes com funcionamento normal dos rins.

  • Como este medicamento funciona?

    Tamiram® (levofloxacino) 750 mg é um medicamento pertencente ao grupo dos antibióticos. Tamiram® (levofloxacino) 750 mg é indicado para uso oral, no tratamento de infecções causadas por germes sensíveis ao levofloxacino.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    O uso deste medicamento é contraindicado em caso de hipersensibilidade conhecida ao levofloxacino, a outros antibióticos quinolônicos e/ou demais componentes da formulação. TAMIRAM não deve ser usado em crianças, adolescentes em fase de crescimento, durante a gravidez e em mulheres lactantes. Este medicamento também é contraindicado para uso por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Informe seu médico caso você tenha apresentado problemas de saúde ou alergias, problemas no tendão, doenças que afetem vasos sanguíneos, como aneurisma na aorta, alterações na integridade da parede destes vasos (como no caso de dissecção de aorta), ou inflamações nos vasos (arterites, vasculites); aterosclerose; assim como doenças reumatológicas como doença de Behçet. Hipertensão, ou caso você utilize medicamentos para convulsão. Pacientes predispostos à convulsão devem utilizar o Tamiram® com extrema cautela. A ocorrência de diarreia grave durante ou após o tratamento pode ser indicativa de colite pseudomembranosa. A tendinite raramente observada pode levar a ruptura do tendão de Aquiles, principalmente em idosos e com o uso concomitante de corticosteroides. Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou em amamentação. Informe seu médico sobre a ingestão de outros medicamentos.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Tamiram ® (levofloxacino) deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15º e 30º C). Proteger da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    A posologia recomendada para Tamiram® (levofloxacino) 750 mg é de 1 comprimido uma vez ao dia por 3 a 5 dias ou de acordo com a indicação médica. Especificamente:

    • Sinusite aguda bacteriana: 1 comprimido uma vez ao dia por 5 dias.
    • Pneumonia adquirida na comunidade: 1 comprimido uma vez ao dia por 5 dias.
    • Infecções do trato urinário complicadas: 1 comprimido uma vez ao dia por 5 dias.
    • Pielonefrite aguda: 1 comprimido uma vez ao dia por 5 dias.

    Nos pacientes com diminuição do funcionamento dos rins, as doses devem ser ajustadas pelo médico. Não ultrapasse as doses recomendadas, exceto com orientação médica. É importante seguir a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso você se esqueça de tomar uma das doses, tome - a assim que possível, no entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca tome duas doses de uma só vez.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Os males que este medicamento pode causar incluem reações alérgicas ou na pele, com ocorrência comum (erupções na pele - rash, coceira) e incomum (erupções na pele, inflamação). Além disso, pode ocorrer colite pseudomembranosa, tendinite com risco bastante raro de ruptura do tendão, especialmente o de Aquiles. É importante monitorar sinais de diarreia grave, particularmente com sangue, durante ou após o tratamento.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não ultrapasse as dos es recomendadas, exceto com orientação médica. Caso ocorra ingestão excessiva, o tratamento deve ser interrompido e deve-se procurar atendimento médico para uma avaliação adequada, pois os efeitos da superdosagem não são especificamente descritos na bula.