• Home
  • Bulas
  • Tamoxifeno Blau 20mg com 30 Capsulas

Tamoxifeno Blau 20mg com 30 Capsulas

  • Fabricante: Blau Farmacêutica S.a. - 58430828000160
  • Categoria: Medicamentos Especiais
  • Princípio ativo: Tamoxifeno
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Citrato de tamoxifeno é indicado para o tratamento do câncer de mama.

  • Como este medicamento funciona?

    O uso contínuo de citrato de tamoxifeno inibe o crescimento do câncer de mama. Esses benefícios parecem ser independentes da idade, da fase da menopausa e da dose do medicamento.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve utilizar citrato de tamoxifeno nas seguintes situações: - Alergia ao citrato de tamoxifeno ou a qualquer um dos componentes do medicamento. - Em caso de gravidez, se estiver tentando engravidar ou amamentando.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O citrato de tamoxifeno deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações: - Em pacientes no período pré-menopausa, pois a menstruação pode ser interrompida. - Em pacientes que usam métodos contraceptivos hormonais para evitar a gravidez, pois alguns podem afetar o efeito de citrato de tamoxifeno. - Em pacientes com sangramento vaginal ou outros sintomas ginecológicos (como dor pélvica) que estejam tomando ou que já tenham tomado citrato de tamoxifeno. Podem ocorrer algumas alterações na parede do útero (endométrio), incluindo câncer. - Em pacientes com angioedema (inchaço da pele) hereditário. O citrato de tamoxifeno pode induzir ou exacerbar os sintomas de angioedema. O citrato de tamoxifeno pode aumentar o risco de complicações microvasculares do enxerto em cirurgias tardias de reconstrução de mama. Não se espera que citrato de tamoxifeno afete a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas, entretanto, foi relatada fadiga (cansaço) com o uso e deve-se ter cuidado ao dirigir veículos e operar máquinas, enquanto este sintoma persistir. O citrato de tamoxifeno deve ser utilizado com cuidado em pacientes que estejam tomando anticoagulantes (ex. varfarina), quimioterápicos, rifampicina e antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ex. paroxetina). Não deve ser utilizado ao mesmo tempo com inibidores da aromatase como

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Citrato de tamoxifeno deve ser mantido em temperatura ambiente entre 15ºC e 30ºC, protegido da luz. Prazo de Validade: 24 meses a partir da data de fabricação. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Citrato de tamoxifeno deve ser administrado por via oral, com água, de preferência no mesmo horário todos os dias. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. A dose diária recomendada de citrato de tamoxifeno é de 20 mg, em dose única diária ou fracionada em duas doses (2 comprimidos de 10 mg). Não ocorrendo resposta satisfatória após 1 ou 2 meses, deve-se aumentar a dose para 20mg 2 vezes ao dia. É importante seguir a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso você se esqueça de tomar o comprimido de citrato de tamoxifeno, você só pode tomar este comprimido que foi esquecido se estiver faltando mais de 12 horas para tomar a dose do dia seguinte. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Podem ocorrer as seguintes reações adversas com o uso de citrato de tamoxifeno: Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): náusea, retenção de líquidos (possivelmente vista como tornozelos inchados), sangramento vaginal, corrimento vaginal, erupções cutâneas (erupções na pele, coceira ou descamação da pele), fogachos (ondas de calor), fadiga (cansaço) e depressão. Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): anemia, catarata, retinopatia (lesão na retina), reações de hipersensibilidade (reações alérgicas), elevação dos níveis de triglicérides, cãibras, mialgia (dores musculares), miomas uterinos (que também podem ser vistos como desconforto pélvico ou sangramento vaginal), eventos cerebrovasculares isquêmicos (derrame cerebral), cefaleia (dores de cabeça), delírios, distúrbios sensoriais (incluindo parestesia [sensação de dormência/formigamento] e disgeusia [distorção ou diminuição do paladar]), prurido vulvar (coceira na vulva), alterações endometriais (alterações da parede do útero, incluindo hiperplasia [esp

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.