Este medicamento é indicado para o tratamento da artrite reumatoide e da psoríase grave que não responde a outros tratamentos.
Como este medicamento funciona?
O metotrexato apresenta efeitos sobre o sistema imunológico, diminuindo a inflamação; sua ação é notada a partir da 3ª semana de tratamento para a artrite reumatoide. No caso da psoríase (exceto em pacientes grávidas), o metotrexato diminui a proliferação e a inflamação das células da pele, e seus efeitos são notados de 1 a 4 semanas após o início do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Tecnomet é contraindicado para pacientes com alergia ao metotrexato ou a qualquer componente da formulação, para pacientes com psoríase ou artrite reumatoide em que for diagnosticada gravidez e em pacientes que tenham evidência clara de comprometimento do sistema imunológico, disfunção grave no fígado ou nos rins e alterações nas células sanguíneas como redução das contagens de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. Este medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez e lactação.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Pacientes com psoríase ou artrite reumatoide em que for diagnosticada gravidez não devem receber metotrexato. A gravidez deve ser evitada, se o parceiro estiver recebendo metotrexato, durante e por um período mínimo de 3 meses após o tratamento para homens e durante e pelo menos por um ciclo ovulatório, após o tratamento, em mulheres. Os pacientes devem procurar médico imediatamente caso ocorram sinais e síntomas precoces de toxicidade. Há necessidade do acompanhamento médico cuidadoso, incluindo realização de exames laboratoriais periódicos. A dose recomendada é administrada semanalmente na artrite reumatoide e na psoríase e o uso diário equivocado da dose recomendada pode levar à toxicidade fatal. Precauções: O metotrexato tem alto potencial de toxicidade, geralmente relacionado à dose, no entanto em todas as doses já foram observados efeitos adversos. Os pacientes sob terapia devem estar sujeitos à supervisão apropriada, de modo que sinais ou sintomas de possíveis efeitos tóxicos ou reações adversas possam ser detectados e avaliados com a mínima demora. A maioria das reações adversas é reversível, se detectadas no início.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Tecnomet ® (metotrexato) apresenta prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação, devendo ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15º a 30ºC), e proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Technomet deve ser usado conforme a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Para artrite reumatoide, a dose inicial recomendada é uma das seguintes: 1) doses orais únicas de 7,5 mg uma vez por semana ou 2) posologia oral fracionada de 2,5 mg a cada 12 horas por três doses, uma vez por semana. Para psoríase, o esquema inicial recomendado é: 1) dose oral única semanal de 10 a 25 mg por semana, até que uma resposta adequada seja alcançada ou 2) esquema de dose oral fracionada de 2,5 mg a cada 12 horas por três doses. As posologias podem ser ajustadas gradualmente para alcançar uma resposta ótima, mas não excedam 30 mg por semana. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de usar este medicamento, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista. Não é especificado na bula o que fazer em caso de esquecimento.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas que podem ocorrer com o uso de TECNOMET incluem:
- Reações muito comuns (>10%): Sistema nervoso central: dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômitos e febre. Pele: vermelhidão. Endocrinológicas e metabólicas: aumento do ácido úrico e redução no número de espermatozoides. Gastrointestinal: úlceras na boca, inflamação na língua e na gengiva, náusea, vômitos e diarreia. Hematológicas: redução na contagem de glóbulos brancos e plaquetas. Renal: insuficiência renal. Sistema respiratório: faringite.
- Reações comuns (>1% e <10%): Cardiovascular: inflamação nos vasos. Sistema nervoso central: vertigem, mal-estar, febre, calafrios. Pele: queda de cabelo, sensibilidade à luz, despigmentação ou hiperpigmentação da pele, coceira, dermatite. Endocrinológicas e metabólicas: diabetes. Sistema genitourinário: cistite. Hematológica: hemorragia. Hepáticas: cirrose, aumento das enzimas hepáticas e fibrose. Neuromuscular e esqueléticas: dor nas articulações. Ocular: embaçamento visual. Renal: disfunção renal. Sistema respiratório: inflamação
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Pacientes devem procurar médico imediatamente caso ocorram sinais e sintomas precoces de toxicidade. O uso diário equivocado da dose recomendada pode levar à toxicidade fatal. É fundamental que os pacientes sob terapia estejam sujeitos à supervisão apropriada para detectar e avaliar possíveis efeitos tóxicos ou reações adversas com a mínima demora.