• Home
  • Bulas
  • Tenadren 40 125mg com 30 Comprimidos

Tenadren 40 125mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: EMS Sigma Pharma Ltda - 00923140000131
  • Categoria: Pressão Alta
  • Princípio ativo: Hidroclorotiazida,Propranolol
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    TENADREN ® é destinado a promover a diminuição da pressão arterial, sendo indicado para tratamento da pressão arterial alta (hipertensão).

  • Como este medicamento funciona?

    TENADREN funciona através da combinação de cloridrato de propranolol e hidroclorotiazida. O propranolol age no coração, nos vasos sanguíneos e possivelmente no sistema nervoso central, diminuindo a pressão arterial e os batimentos cardíacos. O início da ação do propranolol ocorre em 30 minutos, com efeito máximo em cerca de 60 minutos. Por sua vez, a hidroclorotiazida promove a eliminação de um maior volume de água e sal pelos rins, começando sua ação diurética em 2 horas, com efeito máximo em cerca de 4 horas. Juntos, esses componentes ajudam a reduzir a hipertensão.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve usar TENADREN nos seguintes casos: for alérgico a qualquer um de seus componentes da formulação; for alérgico a derivados da sulfonamida; não estiver urinando ou com diminuição do volume urinário; hipotensão (pressão baixa); choque cardiogênico (problema grave da circulação do coração); bradicardia sinusal (diminuição dos batimentos cardíacos); bloqueio atrioventricular (tipo de arritmia cardíaca); asma brônquica; insuficiência cardíaca congestiva (problemas no funcionamento do coração); angina de Prinzmetal (sensação de pressão e dor no peito em repouso); acidose metabólica (alto nível de ácidos no sangue); após jejum prolongado; doenças graves do fígado; doença grave dos rins (depuração da creatinina abaixo de 30 mL/min); icterícia em crianças (cor amarelada da pele e olhos); distúrbio grave do equilíbrio de eletrólitos (distúrbio do equilíbrio de líquidos e sais no corpo); distúrbios graves da circulação arterial periférica (alterações na circulação sanguínea). Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    A utilização de TENADREN ® durante a gravidez ou a lactação somente deverá ser feita quando necessária e de acordo com a orientação de seu médico. Tanto o cloridrato de propranolol quanto a hidroclorotiazida são eliminados no leite materno. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Uso criterioso no aleitamento ou na doação de leite humano: O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Pacientes com doenças broncoespásticas não alérgicas, diabetes e insuficiência hepática ou renal devem utilizar propranolol com cautela. O propranolol pode interferir no teste de triagem de glaucoma. A interrupção da droga pode reconduzir ao aumento da pressão intraocular. O propranolol pode alterar testes de função de tiroide. A interrupção abrupta de propranolol pode ser seguida de uma exacerbação dos sintomas de hipertireoidismo. O uso contínuo de bloqueadores beta-adrenérgicos, como o propranolol, pode conduzir à própria insuficiência cardíaca. A hidroclorotiazida deve ser utilizada com cautela em pacientes com doença renal grave. Informe ao seu médico se sentir sintomas como falta de ar, inchaço nos pés e pernas, fadiga e batimentos cardíacos acelerados. A interrupção abrupta de propranolol pode levar à exacerbação de angina

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

  • Como devo usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    TENADREN pode causar os seguintes males: alergia a qualquer um de seus componentes; hipotensão (pressão baixa); bradicardia sinusal (diminuição dos batimentos cardíacos); bloqueio atrioventricular (tipo de arritmia cardíaca); asma brônquica; insuficiência cardíaca congestiva; angina de Prinzmetal; acidose metabólica; jejum prolongado; doenças graves do fígado; doença grave dos rins (depuração da creatinina abaixo de 30 mL/min); icterícia em crianças; distúrbio grave do equilíbrio de eletrólitos; distúrbios graves da circulação arterial periférica; exacerbação dos sintomas de hipertireoidismo; insuficiência cardíaca devido ao uso contínuo de bloqueadores beta; exacerbação de angina com interrupção abrupta de propranolol; azotemia em pacientes com doença renal grave; possível distúrbio de fluidos ou eletrólitos; câncer de pele e labial não-melanoma; acúmulo de fluido no olho (derrame coroidal); aumento da pressão no olho (glaucoma secundário agudo de ângulo fechado); miopia aguda. É necessário informar ao médico se houver quaisquer problemas de saúde ou alergias.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.