TEOLONG ® (teofilina) é indicado para o tratamento e prevenção de broncoespasmo (contração dos brônquios) devido à asma e doença obstrutiva crônica de vias aéreas (bronquite crônica). TEOLONG ® não é indicado para o tratamento da crise de asma ou broncoespasmo agudo.
Como este medicamento funciona?
TEOLONG ® produz a dilatação dos brônquios e a diminuição da sensação da dispneia (dificuldade para respirar). A teofilina é completamente absorvida após administração oral.
Quando não devo usar este medicamento?
TEOLONG é contraindicado para uso por pessoas com alergia à teofilina ou a qualquer componente da fórmula do produto. Este medicamento é contraindicado para pacientes que apresentaram infarto do miocárdio recente e por pacientes com arritmia aguda (alteração da frequência ou ritmo dos batimentos cardíacos). Também é contraindicado para menores de 16 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
TEOLONG ® deve ser administrado com cautela e somente se necessário nos seguintes casos: angina instável (dor no peito por problemas no coração); pacientes com risco de taquiarritmia (aceleração dos batimentos cardíacos); hipertensão grave (pressão alta grave); cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica (doença onde o músculo do coração está espessado); hipertireoidismo (glândula tireoide produz muito hormônio da tireoide); transtornos convulsivos; úlcera gástrica e/ou úlcera duodenal; porfiria (grupo de doenças que se manifestam como alterações de pele e/ou neurológicas). Informe sempre ao médico sobre possíveis doenças do coração, dos rins, do fígado, febre persistente ou outras que estejam apresentando, para receber uma orientação cuidadosa. A febre pode diminuir a eliminação da teofilina, e poderá ser necessário reduzir a dose. Fale com o seu médico se tiver febre. O uso da teofilina em pessoas idosas, pacientes com múltiplas patologias e que estão gravemente doentes e/ou que estejam sob cuidado intensivo é associado a um risco mais elevado de toxicidade. A monitoração terapêutica do fármaco deve, portanto, ser feita. Caso o medicamento não faça efeito suficiente e no caso de eventos adversos, seu médico deve monitorar a concentração do medicamento no seu sangue. Efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas: a teofilina pode afetar a habilidade do indivíduo para dirigir veículos, operar máquinas, ou trabalhar de maneira segura sob circunstâncias perigosas. Isto se aplica, particularmente, quando
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser mantido em sua embalagem original. Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Se armazenado nas condições indicadas, o medicamento se manterá próprio para consumo pelo prazo de validade impresso na embalagem externa. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
As doses devem ser espaçadas a intervalos regulares durante um período de 24 horas. Engolir as cápsulas inteiras com bastante líquido após as refeições. Se necessário, elas podem ser abertas e o conteúdo engolido sem mastigar. A dose diária de manutenção de teofilina, para adultos e crianças a partir de 16 anos, é de 11 - 13 mg/kg de peso corpóreo. Seu médico deverá calcular a dose a ser tomada com base no peso corpóreo ideal. Fumantes precisam de uma dose maior do que adultos não fumantes.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
TEOLONG ® é contraindicado para uso por pessoas com alergia à teofilina ou a qualquer componente da fórmula do produto. Este medicamento é contraindicado para pacientes que apresentaram infarto do miocárdio recente e para pacientes com arritmia aguda. Deve ser administrado com cautela em casos de angina instável, hipertensão grave, cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica, hipertireoidismo, transtornos convulsivos, úlcera gástrica e/ou úlcera duodenal e porfiria. A teofilina pode afetar a habilidade do indivíduo para dirigir veículos ou operar máquinas de maneira segura. O uso do medicamento em pessoas idosas e em pacientes com múltiplas patologias está associado a um risco mais elevado de toxicidade. Efeitos indesejáveis também podem ocorrer durante a gravidez e a lactação, sendo contraindicada a administração durante esses períodos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?