TEPEV é indicado para o tratamento de leucemia mielocítica crônica resistente e melanoma. Além disso, TEPEV, quando combinado com radioterapia, é também indicado para o tratamento de câncer de células escamosas primárias de cabeça e pescoço (exceto os lábios) e câncer de colo uterino.
Como este medicamento funciona?
TEPEV ® atua sobre determinados tipos de tumores, quer isoladamente, quer em conjunto com radioterapia ou outros medicamentos contra o câncer. Seu mecanismo de ação ainda não é completamente conhecido.
Quando não devo usar este medicamento?
O medicamento é contraindicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade à hidroxiureia ou a qualquer componente da formulação. Não deve ser iniciado se a função da medula óssea estiver deprimida, ou seja, se você estiver com baixo número de células sanguíneas ( leucopenia, trombocitopenia ou anemia grave). TEPEV ® pode afetar o funcionamento da medula óssea; a leucopenia é, em geral, a primeira e mais comum manifestação da mielodepressão.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Durante o tratamento você deve manter uma ingestão adequada de líquidos. O tratamento com TEPEV não deve ser iniciado se a função da medula óssea estiver deprimida, ou seja, se você estiver com baixo número de células sanguíneas [leucopenia (contagem de leucócitos – glóbulos brancos – menor que 2500 células/mm³) ou trombocitopenia (contagem de plaquetas menor que 100.000/mm³), ou anemia grave]. TEPEV pode atrapalhar o funcionamento da medula óssea; a leucopenia é, em geral, a primeira e mais comum manifestação da mielodepressão. A diminuição da função da medula óssea ocorre mais em indivíduos que tenham anteriormente realizado radioterapia ou tratamento com medicamentos quimioterápicos citotóxicos (como a mitoxantrona). Nestes casos, TEPEV deve ser usada com cautela. A recuperação da mielodepressão é rápida quando o tratamento é interrompido. Casos de anemia hemolítica (com ruptura de hemácias) em pacientes tratados com hidroxiureia para câncer de origem na medula óssea foram relatados. A anemia grave deve ser corrigida antes do início do tratamento com TEPEV.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Para utilizar TEPEV, você deve manter uma ingestão adequada de líquidos durante o tratamento. O uso deve ser evitado se a função da medula óssea estiver deprimida, como em casos de leucopenia, trombocitopenia ou anemia grave. O tratamento deve ser descontinuado em casos de anemia hemolítica e se a anemia grave não for corrigida antes do início do tratamento. Pacientes que já realizaram radioterapia devem usar TEPEV com cautela, e a dosagem pode precisar ser ajustada para idosos. Este medicamento não é recomendado para mulheres grávidas sem orientação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que o medicamento TEPEV pode causar incluem: leucopenia (contagem de leucócitos menor que 2500 células/mm3), trombocitopenia (contagem de plaquetas menor que 100.000/mm3), anemia grave, anemia hemolítica, eritropoiese megaloblástica, macrocitose, hepatotoxicidade e falência hepática, pancretite, neuropatia periférica, vasculite cutânea (incluindo ulcerações e gangrena), desenvolvimento de leucemia secundária, câncer de pele, doença pulmonar intersticial, e problemas de insuficiência renal. Além disso, azoospermia ou oligospermia podem ocorrer em homens. As reações adversas estão também associadas ao tratamento combinado com outros medicamentos, especialmente em indivíduos HIV-positivos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?