• Home
  • Bulas
  • Terbinafina Prati 250mg com 14 Comprimidos

Terbinafina Prati 250mg com 14 Comprimidos

  • Fabricante: Prati Donaduzzi & CIA Ltda - 73856593000166
  • Categoria: Micose
  • Princípio ativo: Terbinafina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é indicado para: onicomicose (infecção fúngica da unha) causada por fungos dermatófitos; infecções fúngicas da pele para o tratamento de Tinea corporis, Tinea cruris, Tinea pedis; infecções cutâneas causadas por leveduras do gênero Candida (por exemplo, Candida albicans), em que a terapia por via oral geralmente é considerada apropriada, conforme o local, a gravidade ou a amplitude da infecção.

  • Como este medicamento funciona?

    Este medicamento apresenta como componente ativo a substância cloridrato de terbinafina, que pertence ao grupo dos medicamentos chamados de agentes antifúngicos (age no combate a fungos). Este medicamento trata infecções fúngicas das unhas das mãos e dos pés, virilha e outras áreas do corpo e os pés (pé de atleta), bem como infecções fúngicas da pele. Quando administrado pela boca (via oral), a terbinafina chega ao local da infecção em concentrações suficientemente fortes para matar os fungos ou para retardar seu crescimento.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não tome este medicamento: se você for alérgico (hipersensível) à terbinafina ou a qualquer um dos componentes da formulação do medicamento; se você tem ou teve qualquer problema do fígado; se você tem algum problema renal. Caso qualquer uma dessas condições se aplique a você, informe ao seu médico antes de tomar este medicamento.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de usar este medicamento, é importante saber que você não deve tomá-lo se for alérgico ao cloridrato de terbinafina ou a qualquer um dos componentes da formulação, se tiver ou teve problemas no fígado ou rim. Além disso, o uso requer acompanhamento médico rigoroso e exames laboratoriais periódicos para controlar a função hepática. Caso você apresente sintomas como náusea persistente, vômito, dor de estômago, perda de apetite, cansaço incomum, icterícia (pele ou olhos amarelos) ou alterações na urina e fezes, informe ao seu médico imediatamente. O uso durante a gravidez e a amamentação é contraindicado, e é necessário discutir as alternativas com seu médico. Também deve-se ter cuidado ao dirigir ou operar máquinas caso sinta tontura.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 °C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Os comprimidos deste medicamento devem ser usados por via oral com água. Siga cuidadosamente as instruções do seu médico e não exceda a dose recomendada. A dose usual para adultos é de um comprimido de 250 mg, uma vez ao dia. Este medicamento pode ser tomado com o estômago vazio ou depois de uma refeição. A duração do tratamento varia conforme a indicação, o local afetado e a gravidade da infecção. A duração habitual do tratamento é de 2 a 6 semanas, dependendo do tipo de infecção.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de usar este medicamento, tome-o assim que lembrar. No entanto, se já estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retome o esquema de dosagem habitual. Não tome o dobro da dose para compensar a que você esqueceu.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O cloridrato de terbinafina pode causar os seguintes efeitos adversos: sintomas como náusea persistente sem explicação, vômito, dor de estômago, perda de apetite, cansaço não usual, pele ou olhos amarelos, urina escura e fezes claras que podem indicar problemas no fígado. Também pode ocorrer rash (erupção cutânea), pele vermelha, vesículas nos lábios, olhos ou boca, descamação da pele, febre, fraqueza, sangramento não usual e infecções frequentes. O uso deste medicamento requer acompanhamento médico e exames laboratoriais periódicos para controle da função hepática.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se você tomar acidentalmente uma quantidade de comprimidos maior do que a recomendada, contate imediatamente o médico ou hospital. O mesmo se aplica se alguém tomar acidentalmente o seu medicamento. Os sintomas da superdose de cloridrato de terbinafina incluem dor de cabeça, náusea, dor no estômago e tontura. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.