Tibial é indicado para o tratamento dos sintomas resultantes da deficiência de hormônio (estrogênio) em mulheres na pós-menopausa, com mais de um ano de menopausa. Também é indicado para a prevenção da osteoporose em mulheres na pós-menopausa com alto risco de fraturas, no caso de intolerância ou contraindicação ao uso de outros medicamentos aprovados para a prevenção da osteoporose.
Como este medicamento funciona?
Tibial é uma Terapia de Reposição Hormonal (TRH). É utilizado em mulheres na pós-menopausa após o período de 12 meses desde a sua última menstruação natural. Tibial alivia os sintomas que ocorrem após a menopausa, como ondas de calor e suores noturnos, ao compensar a diminuição dos níveis de estrogênio no corpo. Além disso, Tibial pode ser usado para a prevenção da osteoporose em mulheres com alto risco de fraturas, ao interromper o processo de perda de massa óssea que ocorre após a menopausa.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use Tibial se qualquer um dos seguintes eventos se aplicar a você: câncer de mama ou suspeita de câncer de mama; tumores dependentes de estrogênio, como câncer do revestimento do útero; sangramento vaginal inexplicado; espessamento anormal da parede do útero que não está sendo tratado; coágulo de sangue em uma veia (como Trombose Venosa Profunda ou embolia pulmonar); problemas de coagulação do sangue; problemas causados por coágulos sanguíneos nas artérias; problemas de fígado cujos exames não normalizaram; porfiria; alergia à tibolona ou a qualquer um dos componentes da fórmula; grávida ou suspeita que pode estar; amamentando. Caso alguma dessas condições apareça pela primeira vez enquanto estiver utilizando Tibial, pare de tomar imediatamente e consulte seu médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não use Tibial se qualquer um dos seguintes eventos se aplicar a você. Caso você tenha dúvida sobre algum dos pontos a seguir, converse com seu médico antes de tomar Tibial. Este medicamento é contraindicado para uso por paciente que:
• tiver ou teve câncer de mama, ou se houver suspeita de câncer de mama;
• tiver ou se houver suspeita de que você tenha tumores dependentes de estrogênio, tal como o câncer do revestimento do útero (endométrio);
• tiver qualquer sangramento vaginal inexplicado;
• tiver espessamento anormal da parede do útero (hiperplasia endometrial) que não esteja sendo tratado;
• tiver ou já teve um coágulo de sangue em uma veia (trombose);
• tiver um problema de coagulação do sangue;
• tiver ou recentemente teve problemas causados por coágulos sanguíneos nas artérias;
• tiver ou teve problemas de fígado cujos exames não normalizaram;
• tiver um problema sanguíneo raro chamado “porfiria”;
• for alérgica à tibolona ou qualquer um dos componentes da fórmula do produto;
• estiver grávida ou ache que pode estar grávida;
• estiver amamentando.
Caso qualquer uma das condições acima aparecer pela primeira vez enquanto estiver utilizando Tibial, pare de tomar de uma vez e consulte o seu médico imediatamente.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Tibial deve ser utilizado por mulheres na pós-menopausa após o período de 12 meses desde a sua última menstruação natural. O medicamento é indicado para o tratamento dos sintomas resultantes da deficiência de estrogênio e para a prevenção da osteoporose em mulheres com alto risco de fraturas. O uso deve ser feito conforme a orientação do médico, e o tratamento será prescrito somente se os sintomas afetarem seriamente a vida diária. É importante discutir todas as opções disponíveis com o seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Tibial pode causar os seguintes males: efeitos adversos como dor de cabeça parecida com enxaqueca, problemas de fígado (sinais incluem pele ou parte branca dos olhos de cor amarelada - icterícia), e aumento da pressão arterial (sintomas podem ser dor de cabeça, cansaço, tontura). Além disso, é contraindicado para pacientes que apresentem: câncer de mama, tudores dependentes de estrogênio, sangramento vaginal inexplicado, trombose, problemas de coagulação do sangue, problemas hepáticos, e hipersensibilidade à tibolona ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Se alguma destas condições ocorrer durante o uso, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e um médico deve ser procurado.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não foi identificado na bula informações sobre o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de Tibial.