Tobracin ® é um antibiótico tópico indicado para o tratamento de infecções externas dos olhos e seus anexos, causadas por bactérias sensíveis à tobramicina.
Como este medicamento funciona?
Tobracin® atua eliminando as bactérias causadoras da infecção ocular. É um antibiótico que contém a substância ativa tobramicina, pertencente à classe dos antibióticos aminoglicosídeos.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para pessoas que tenham hipersensibilidade (alergia) ao princípio ativo ou a qualquer excipiente.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
- Sensibilidade à aplicação tópica de aminoglicosídeos pode ocorrer em alguns pacientes. A gravidade das reações de hipersensibilidade pode variar de efeitos locais para reações generalizadas, tais como eritema, prurido, urticária, erupções cutâneas, anafilaxia, reações anafilactóides ou reações bolhosas. Se for desenvolvida hipersensibilidade durante o uso deste medicamento, o tratamento deve ser interrompido.
- Pode ocorrer hipersensibilidade cruzada com outros aminoglicosídeos, e deve-se considerar a possibilidade de que se você se tornar sensível a tobramicina oftálmica, pode também ser sensível a outros aminoglicosídeos tópicos e/ou sistêmicos.
- As reações adversas graves, incluindo neurotoxicidade (toxicidade no sistema nervoso), ototoxicidade (toxicidade no ouvido) e nefrotoxicidade (toxicidade nos rins), ocorreram em pacientes recebendo terapia sistêmica com aminoglicosídeos. Deve-se ter precaução quando utilizados concomitantemente com outros aminoglicosídeos sistêmicos.
- Assim como acontece com outros antibióticos, o uso prolongado de Tobracin pode resultar em proliferação de organismos não suscetíveis, incluindo fungos. Se ocorrer superinfecção, o médico deve iniciar uma terapia adequada.
- Se seus
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Sempre utilize Tobracin ® exatamente conforme seu médico ou farmacêutico te informou. Consulte seu médico ou farmacêutico em caso de dúvidas. Não exceda a dose recomendada prescrita pelo seu médico. Modo de usar: Usar somente nos olhos. Mantenha a bisnaga bem fechada quando não estiver em uso. Se você estiver utilizando outros medicamentos oftálmicos, deve ser concedido um intervalo de 5 minutos entre o uso dos medicamentos. As pomadas devem ser administradas por último. Para evitar possível contaminação da bisnaga, não toque a ponta da bisnaga em nenhuma superfície nem nos olhos, pois isso pode causar lesões ao olho. Como aplicar a pomada: 1. Incline a cabeça para trás; 2. Coloque o dedo bem abaixo do olho e puxe suavemente até que um bolso em “V” seja formado entre o olho e a pálpebra inferior; 3. Coloque uma pequena quantidade (aproximadamente 1,0 cm) de Tobracin ® no bolso em "V"; 4. Olhe para baixo antes de fechar o olho. Posologia: Nos casos leves a moderados, aplique aproximadamente 1 (um) centímetro da pomada no olho afetado 2 a 3 vezes por dia. Em infecções graves, aplique 1 (um) centímetro da pomada no olho a cada 3 ou 4 horas, até obter melhora. A partir desse momento a frequência das aplicações deve ser reduzida antes de sua interrupção. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se esquecer uma dose, aplique a pomada o quanto antes. No entanto, se estiver perto do horário da próxima dose, ignore a dose esquecida e volte ao esquema regular. Não dobre a dose para compensar a dose individual esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Como para todos os medicamentos, os pacientes tratados com Tobracin podem apresentar reações adversas, embora nem todas as pessoas as apresentem. Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): desconforto nos olhos e vermelhidão nos olhos. Reações incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): inflamação da superfície ocular, danos na córnea, deficiência visual, visão turva, inchaço dos olhos e pálpebras, vermelhidão das pálpebras, olho seco, aumento da produção de lágrimas, dor nos olhos, coceira ocular e secreção ocular. Efeitos gerais: alergia (hipersensibilidade), dor de cabeça, inflamação na pele (dermatite), diminuição do crescimento ou número de cílios, perda de pigmentação da pele, coceira.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você usar Tobracin por um longo período de tempo, poderá ficar mais suscetível a infecções oculares. É importante seguir a orientação do seu médico e não exceder a dosagem recomendada. Caso desenvolva hipersensibilidade durante o uso do medicamento ou se os sintomas piorarem, o tratamento deve ser interrompido e você deve consultar seu médico.