• Home
  • Bulas
  • Tobramicina Geolab 5ML Solucao Oftalmica 3MG Ml Generico

Tobramicina Geolab 5ML Solucao Oftalmica 3MG Ml Generico

  • Fabricante: Geolab Indústria Farmacêutica S/A - 03485572000104
  • Categoria: Antibióticos
  • Princípio ativo: Tobramicina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é um antibiótico tópico indicado para o tratamento de infecções externas dos olhos e seus anexos, causadas por bactérias sensíveis à tobramicina.

  • Como este medicamento funciona?

    A tobramicina atua eliminando as bactérias causadoras da infecção ocular. É um antibiótico que contém a substância ativa tobramicina, pertencente à classe dos antibióticos aminoglicosídeos.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado para pessoas que tenham hipersensibilidade (alergia) ao princípio ativo ou a qualquer excipiente.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Sensibilidade à aplicação tópica de aminoglicosídeos pode ocorrer em alguns pacientes. A gravidade das reações de hipersensibilidade pode variar de efeitos locais para reações generalizadas, tais como eritema, prurido, urticária, erupções cutâneas, anafilaxia, reações anafilactóides ou reações bolhosas. Se for desenvolvida hipersensibilidade durante o uso deste medicamento, o tratamento deve ser interrompido. Pode ocorrer hipersensibilidade cruzada com outros aminoglicosídeos, e deve-se considerar a possibilidade de que se você se tornar sensível a tobramicina oftálmica, pode também ser sensível a outros aminoglicosídeos tópicos e/ou sistêmicos. As reações adversas graves, incluindo neurotoxicidade, ototoxicidade e nefrotoxicidade, ocorreram em pacientes recebendo terapia sistêmica com aminoglicosídeos. Deve-se ter precaução quando utilizados concomitantemente com outros aminoglicosídeos sistêmicos. O uso prolongado de tobramicina pode resultar em proliferação de organismos não susceptíveis, incluindo fungos. Se ocorrer superinfecção, o médico deve iniciar uma terapia adequada. Se os sintomas piorarem ou voltarem repentinamente, consulte o médico. Pacientes com miastenia gravis ou doença de Parkinson devem consultar seu médico, pois antibióticos deste tipo podem piorar a fraqueza muscular. O uso de lentes de contato

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    A tobramicina deve ser armazenada em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC), protegida da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, é válido por 28 dias. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Para usar este medicamento, siga as instruções do seu médico ou farmacêutico. Aplique uma ou duas gotas no(s) olho(s) afetado(s) a cada 4 horas para casos leves a moderados, por 7 dias. Em infecções graves, aplique duas gotas no(s) olho(s) afetado(s) de hora em hora até a melhora, e depois reduza a dose. Mantenha o frasco bem fechado e evite tocar a ponta do frasco em superfícies ou nos olhos. Após a aplicação, feche as pálpebras e pressione um dedo no canto do olho, perto do nariz, para aumentar o efeito no olho. Se estiver usando outros colírios, aguarde pelo menos 5 minutos entre cada aplicação. Siga sempre as orientações do seu médico quanto aos horários, doses e duração do tratamento.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se esquecer uma dose, aplique o medicamento o quanto antes. No entanto, se estiver perto do horário da próxima dose, ignore a dose esquecida e volte ao esquema regular. Não dobre a dose para compensar a dose individual esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Como para todos os medicamentos, os pacientes tratados com tobramicina podem apresentar reações adversas, embora nem todas as pessoas as apresentem. Se estas reações se agravarem, informe ao seu médico, farmacêutico ou profissional de saúde. Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): desconforto nos olhos e vermelhidão nos olhos. Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): inflamação da superfície ocular, danos na córnea, deficiência visual, visão turva, inchaço dos olhos e pálpebras, vermelhidão das pálpebras.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.