A tobramicina solução gotas oftálmica é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções externas dos olhos e seus anexos, causadas por bactérias sensíveis à tobramicina.
Como este medicamento funciona?
A tobramicina solução gotas oftálmica atua eliminando as bactérias causadoras da infecção ocular.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para pessoas que tenham hipersensibilidade (alergia) ao princípio ativo ou a qualquer excipiente.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
- **sensibilidade** à aplicação **oftálmica** de **aminoglicosídeos** pode ocorrer em alguns pacientes. A gravidade das reações de **hipersensibilidade** pode variar de efeitos locais para reações generalizadas, tais como **eritema**, **prurido**, **urticária**, **erupções cutâneas**, **anafilaxia**, **reações anafilactóides** ou **reações bolhosas**. Se for desenvolvida **hipersensibilidade** durante o uso deste medicamento, o tratamento deve ser interrompido.
- Pode ocorrer **hipersensibilidade cruzada** com outros **aminoglicosídeos**, e deve-se considerar a possibilidade de que se você se tornar sensível a **tobramicina** oftálmica, pode também ser sensível a outros **aminoglicosídeos** tópicos e/ou sistêmicos.
- As **reações adversas graves**, incluindo **neurotoxicidade** (toxicidade no **Sistema Nervoso**), **ototoxicidade** (toxicidade no **ouvido**) e **nefrotoxicidade** (toxicidade nos **rins**), ocorreram em pacientes recebendo terapia sistêmica de **tobramicina**. Deve-se ter **precaução** quando utilizados concomitantemente.
- Assim como acontece com outros **antibióticos**, o uso prolongado de **tobramicina solução gotas** pode resultar em **proliferação de organismos não susceptíveis**, incluindo **fungos**. Se ocorrer **superinfecção**, o médico deve iniciar uma terapia adequada.
- O uso de **lentes de contato** não é recomendado durante o tratamento de uma **infecção ocular**. A **tobramicina solução gotas** contém **cloreto de benzalcônio** que pode causar **irritação ocular** e é conhecido por alterar a coloração das **lentes de contato gelatinosas**. Evitar o contato com as **lentes de contato gelatinosas**. Caso você esteja autorizado a usar **lentes de contato**, será instruído a retirar as **lentes
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em **temperatura ambiente** (entre **15 e 30ºC**). Proteger da **luz** e **umidade**. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua **embalagem original**. Todo o medicamento deve ser mantido **fora do alcance das crianças**.
Como devo usar este medicamento?
Para utilizar a TOBRAMICINA NEO QUIMICA, não deve ser injetado, sendo destinado exclusivamente para uso oftálmico. Para evitar a contaminação do frasco, não toque a ponta do frasco em qualquer superfície. Nos casos leves a moderados, deve-se pingar uma ou duas gotas no olho afetado a cada 4 horas. Em casos de infecções graves, deve-se pingar duas gotas no olho de hora em hora até melhorar e, depois, reduzir a dose antes de interromper o tratamento. É fundamental seguir a orientação do médico, respeitando os horários, doses e duração do tratamento, e não interromper o uso sem conhecimento do médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se esquecer uma dose, aplique o medicamento o quanto antes. No entanto, se estiver perto do horário da próxima dose, ignore a dose esquecida e volte ao esquema regular.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As seguintes reações adversas foram reportadas em estudos clínicos com tobramicina solução gotas e são classificadas de acordo com a frequência: incomum: hipersensibilidade (alergia); distúrbios oculares: comum: desconforto ocular, hiperemia ocular; incomum: ceratite, abrasão da córnea, deficiência visual, visão turva, eritema palpebral, edema conjuntival, edema palpebral, dor nos olhos, olho seco, secreção ocular, prurido ocular, aumento do lacrimejamento; distúrbios na pele e tecidos subcutâneos: incomum: urticária, dermatite, madarose, leucoderma, prurido, pele seca. Reações adversas adicionais incluem: reação anafilática, alergia nos olhos, irritação nos olhos, prurido (coceira) nas pálpebras, síndrome de Stevens-Johnson, eritema multiforme, rash (erupção na pele - inflamação na pele).
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?