Torante ® (Hedera helix L.) é um medicamento fitoterápico utilizado como expectorante em caso de tosse produtiva.
Como este medicamento funciona?
Torante ® ( Hedera helix L.) possui efeito mucolítico (diminui a viscosidade do muco) e expectorante, facilitando a eliminação das secreções.
Quando não devo usar este medicamento?
Torante ® (Hedera helix L.) não deve ser usado em caso de hipersensibilidade à substância ativa ou a plantas da família Araliaceae. Devido ao risco geral de agravamento de sintomas respiratórios através de medicamentos secretolíticos, o medicamento não é recomendado para crianças menores de 2 (dois) anos de idade. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A tosse persistente ou recorrente em crianças entre 2 e 4 anos de idade requer diagnóstico médico antes do tratamento. Em presença de falta de ar, febre ou expectoração purulenta, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado. Recomenda-se cautela em pacientes com gastrite ou úlcera. O uso concomitante de medicamentos para tratar a tosse não é recomendado sem prescrição médica. Este medicamento contém benzoato de sódio, que pode causar reações alérgicas, como a asma, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. A segurança durante a gravidez e a lactação não foi estabelecida e, na ausência de dados suficientes, o uso não é recomendado. Não foram realizados estudos sobre o efeito na capacidade de dirigir e de usar máquinas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Dosagem: Crianças de 2 – 5 anos: 2 mL, três vezes ao dia, de 8 em 8 horas. Não exceder a dose máxima diária de 6 mL do xarope. Crianças de 6 – 12 anos: 4 mL, três vezes ao dia, de 8 em 8 horas. Não exceder a dose máxima diária de 12 mL do xarope. Acima de 12 anos e adultos: 6 mL, três vezes ao dia, de 8 em 8 horas. Não exceder a dose máxima diária de 18 mL do xarope. A duração do tratamento depende da gravidade do quadro clínico. O uso por períodos maiores que quatro a cinco dias somente deve ser feito sob supervisão médica. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Use a medicação assim que se lembrar que esqueceu uma dose. Se o horário estiver próximo ao que seria a próxima dose, pule a dose perdida e siga o horário das outras doses normalmente. Não dobre a dose para compensar a dose omitida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas de Hedera helix L. são apresentadas em ordem de frequência decrescente: incomuns (> 1/1.000 e < 1/100) incluem: diarreia, dor abdominal, dor na região do estômago, náuseas, vômitos, alergia na pele e outras reações alérgicas. Entre as reações raras (> 1/10.000 e < 1/1.000) estão: boca seca, sede, perda de apetite, eructação, aftas, ansiedade, tremor, dor de cabeça, tontura, palpitação e sudorese. Informe ao seu médico ou farmacêutico sobre qualquer reação indesejável pelo uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
A superdosagem pode provocar náusea, vômito, diarreia e agitação. Um caso de uma criança de 4 anos de idade que desenvolveu agressividade e diarreia após a ingestão acidental de um extrato de hera correspondente a 1,8 g de substância herbácea foi relatado. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.