• Home
  • Bulas
  • Tranquinal Sl 05mg com 30 Comprimidos

Tranquinal Sl 05mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Laboratórios Bagó Do Brasil S/A - 04748181000947
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Alprazolam
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    TRANQUINAL ® SLG é destinado ao tratamento de ataques de pânico com ou sem agorafobia. Também é indicado para o alívio dos sintomas de ansiedade em distúrbios de ansiedade generalizada (DSM-IV).

  • Como este medicamento funciona?

    TRANQUINAL® SLG é um ansiolítico e antidepressivo. Este medicamento contém alprazolam, um medicamento da classe dos benzodiazepínicos que atua no sistema nervoso central. Alprazolam (princípio ativo de TRANQUINAL® SLG) é rapidamente absorvido. A ação desejada ocorre em 1 a 2 horas após a administração.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Se alguma vez você já apresentou reação alérgica ao alprazolam, a outros benzodiazepínicos, ou a qualquer outro componente da fórmula do produto, não use TRANQUINAL ® SLG (alprazolam). O produto não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos. Durante o tratamento, o paciente deve evitar dirigir veículos ou operar máquinas até certificar-se de como será seu comportamento com a medicação. O uso deve ser feito com cuidado em pacientes com problemas graves nos rins, fígado ou pulmões.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Se TRANQUINAL ® SLG for administrado com outros psicotrópicos ou anticonvulsivantes, o médico deverá considerar cuidadosamente a farmacologia dos agentes a serem utilizados, particularmente com aqueles compostos que possam potencializar a ação dos benzodiazepínicos. Deve-se ter cuidado com a administração do medicamento para pacientes extremamente deprimidos ou naqueles com planos ou idéias suicidas. É recomendável que a dose de TRANQUINAL ® SLG seja limitada à menor dose eficaz. Portanto, não aumente a dose prescrita sem consulta ao médico, mesmo que você ache que o medicamento não está mais fazendo efeito. Se você tem problemas renais (nos rins) ou hepáticos (no fígado), seu médico deve acompanhar seu tratamento adequadamente tomando os devidos cuidados. Não foram estabelecidas a segurança e eficácia em crianças, nem em menores de 18 anos. Pacientes idosos devem respeitar certos cuidados. O uso do produto não é indicado durante a gravidez e lactação.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15ºC e 30ºC). Este medicamento é válido por 24 meses a partir da data de fabricação. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Para obter de forma ótima as vantagens de rapidez de ação da via sublingual, recomenda-se: Colocar o comprimido de TRANQUINAL ® SLG dentro da boca, debaixo da língua. Deixar neste local (debaixo da língua) durante pelo menos 5 (cinco) minutos. Evitar a ingestão antes de passar o tempo especificado. A administração de benzodiazepínicos em doses altas e/ou por períodos longos pode gerar hábito e/ou dependência. Assim, não aumente a dose do produto, mesmo pensando que este "não está fazendo efeito", sem antes consultar seu médico. Não descontinue abruptamente ou diminua a dose do medicamento sem consultar o médico, pois pode haver manifestação de sintomas de abstinência. O uso deste medicamento sublingual por outras vias de administração prejudicará o efeito desejado do produto.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você esqueceu de usar o TRANQUINAL ® SLG, recomenda-se não fazer uso de dose dupla para compensar a dose esquecida. Continue com o esquema de posologia habitual e, caso tenha dúvidas, consulte seu médico.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso deste medicamento pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. Além disso, é importante notar que o uso de benzodiazepínicos em doses altas e/ou por períodos longos pode gerar hábito e/ou dependência. Portanto, não deve haver aumento da dose prescrito sem orientação médica, e a diminuição ou suspensão do tratamento deve ser feita gradativamente para evitar sintomas de abstinência.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    O uso deste medicamento em doses altas e/ou por períodos longos pode gerar hábito e/ou dependência. Não aumente a dose do produto sem consultar seu médico, mesmo que ache que o medicamento não está mais fazendo efeito. A diminuição da dose ou a suspensão do tratamento devem ser feitas gradativamente, e não descontinue abruptamente o uso sem orientação médica, pois podem ocorrer sintomas de abstinência.