Transamin com 12 Comprimidos 250mg

  • Fabricante: Zydus Nikkho Farmacêutica Ltda - 05254971000181
  • Categoria: Hemorragia
  • Princípio ativo: Acido Tranexamico
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Transamin é destinado para o controle e prevenção de sangramentos provocados por cirurgias, traumatismos e doenças com tendência a sangramentos. Também é indicado para o tratamento do angioedema hereditário.

  • Como este medicamento funciona?

    Transamin ® preserva a estabilidade dos coágulos sanguíneos e evita que eles se dissolvam. Desta forma, reduz os sangramentos. Em pessoas portadoras de angioedema hereditário, Transamin ® reduz o número e a severidade das crises.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Transamin é contraindicado para uso por pessoas que estejam apresentando, no momento, doenças caracterizadas pelo aumento da coagulação, como trombose e embolia, ou pela diminuição da circulação sanguínea, como infarto e isquemias, e por aquelas que tenham alergia aos componentes da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista e também não deve ser utilizado por mulheres que estejam amamentando sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de usar o medicamento TRANSAMIN, é importante observar as seguintes precauções e advertências: Pessoas que já tenham apresentado trombose ou embolia, ou tenham familiares que já apresentaram, devem usar este medicamento com cautela e sob supervisão médica. Não se recomenda o uso deste medicamento para hemorragias causadas por coagulação intravascular disseminada. A supervisão médica é necessária para pessoas que apresentem sangramento urinário, pois os coágulos podem obstruir as vias urinárias. Pacientes que necessitam de uso prolongado, como os portadores de angioedema hereditário, devem ser periodicamente reavaliados. Em caso de insuficiência renal, é necessário ajustar a dose e realizar o tratamento sob supervisão médica. Na gravidez, embora estudos em animais não tenham demonstrado danos ao feto, o uso deve ser feito com cautela e sob supervisão médica, especialmente nos três primeiros meses. Para mulheres amamentando, o uso deve ser realizado sob orientação médica, mesmo que a quantidade eliminada no leite seja pequena.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Transamin deve ser guardado na sua embalagem original, evitar calor excessivo (temperatura superior a 40 °C). Proteger da luz e umidade. Nestas condições, este medicamento possui prazo de validade de 24 meses, a partir da data de fabricação. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.

  • Como devo usar este medicamento?

    Os comprimidos de Transamin devem ser ingeridos com um pouco de água ou qualquer outro líquido, na dose e horários receitados pelo seu médico. A dose deve ser ajustada individualmente, com orientações iniciais de 15 a 25 mg/kg para adultos, e 10 mg/kg/dose para crianças, ambas de duas a três vezes ao dia, a critério médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso você esqueça de tomar Transamin no horário receitado pelo seu médico, tome-o assim que se lembrar. Porém, se já estiver próximo ao horário de tomar a dose seguinte, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses receitado pelo seu médico. Neste caso, não tome o medicamento duas vezes para compensar a dose esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?
    De modo geral, Transamin® é bem tolerado. Entretanto, as reações adversas observadas com o uso do ácido tranexâmico foram: Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): náuseas*, vômitos*, dor no estômago* e diarréia*.
    Reações incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): alergia na pele. Reações raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): tonteira*, dor de cabeça*, visão embaçada*, queda da pressão* e tromboembolismo*. Em tratamentos por períodos longos, foi observada, também, dificuldade para identificação das cores.
    (*) Estas reações adversas aconteceram com o uso de doses mais altas do ácido tranexâmico e desapareceram com a diminuição da dose.
    (**) Informe imediatamente ao seu médico o aparecimento de dificuldade para identificação das cores, pois, nestes casos, o medicamento deve ser suspenso.

     

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se uma quantidade maior do que a indicada de Transamin for utilizada, pode ocorrer acúmulo de ácido tranexâmico no organismo, especialmente em pessoas com insuficiência renal. É importante buscar orientação médica imediata.

    Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.