Trelegy ® é indicado para o tratamento de manutenção de pacientes adultos com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) moderada (e um histórico documentado de ≥2 exacerbações moderadas ou ≥1 exacerbação grave nos últimos 12 meses) ou DPOC grave a muito grave, que não estejam adequadamente tratados com monoterapia ou terapia dupla.
Como este medicamento funciona?
O furoato de fluticasona pertence a um grupo de medicamentos chamados corticosteroides, que reduzem a inflamação, o que diminui o inchaço e a irritação nas pequenas passagens de ar nos pulmões, amenizando os problemas respiratórios. O umeclidínio e o vilanterol pertencem a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores, que, juntos, ajudam a dilatar as vias aéreas, facilitando a entrada e a saída de ar dos pulmões. Quando utilizado regularmente, Trelegy pode ajudar a controlar os problemas respiratórios relacionados à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), minimizando os efeitos da doença na vida cotidiana.
Quando não devo usar este medicamento?
O uso de Trelegy é contraindicado para pacientes com alergia grave à lactose ou à proteína do leite ou que tenham apresentado hipersensibilidade ao furoato de fluticasona, umeclidínio, vilanterol ou a qualquer um dos componentes da formulação. Se achar que qualquer uma dessas condições se aplica a o seu caso, não use Trelegy antes de consultar seu médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Converse com o seu médico antes de usar Trelegy se você tem asma, se você tem problemas cardíacos ou pressão alta, se você tem doença hepática, uma vez que você pode ter uma probabilidade de apresentar efeitos colaterais, se você tem tuberculose, ou quaisquer infecções não tratadas ou de longa duração, se você tem um problema ocular chamado glaucoma, se você tem a próstata aumentada, dificuldade de urinar ou obstrução da bexiga. Trelegy ajuda a controlar a DPOC quando usado regularmente. Se seus sintomas de DPOC não melhorarem, piorarem ou se você estiver usando seu medicamento de ação rápida com maior frequência, informe seu médico o mais rápido possível. Em caso de dificuldades respiratórias imediatas: procure assistência médica. Se você sentir dor no peito, tosse, chiado ou falta de ar logo após o uso de Trelegy, suspenda o uso imediatamente e informe seu médico o mais rápido possível. Você pode estar mais suscetível a infecções pulmonares como a pneumonia. Informe seu médico o mais rápido possível, caso desenvolva qualquer um desses sintomas. Se você notar visão turva ou outras alterações visuais, fale com seu médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O produto deve ser mantido em sua embalagem original e em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Após aberto, é válido por 1 mês. Não use medicamento com o prazo de validade vencido e guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Quando você usar o inalador Ellipta ® pela primeira vez, não será necessário verificar se ele está funcionando adequadamente. Você também não precisa prepará-lo para uso de um modo especial. Apenas siga as instruções abaixo. O cartucho de Trelegy ® contém: O inalador é fornecido em uma bandeja selada. Não abra a bandeja até que esteja pronto para inalar uma dose do medicamento. Quando estiver pronto para usar o inalador, remova a tampa da bandeja. A bandeja contém um sachê dessecante, cuja função é reduzir a umidade. Deve-se descartar esse dessecante. Não se deve ingerir nem inalar esse material. Quando o inalador é retirado da bandeja selada, estará na posição “fechado”. Não abra o inalador até que esteja pronto para inalar uma dose do medicamento. Anote a “data de descarte” no rótulo do inalador. A data de descarte é 1 mês após a data de abertura da bandeja. Após essa data, o inalador não deverá ser utilizado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O Trelegy pode causar efeitos colaterais como infecção pulmonar (pneumonia), visão turva ou outras alterações visuais. Além disso, pode haver um aumento da susceptibilidade a efeitos colaterais em pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, doença hepática, tuberculose ou glaucoma. Em caso de sintomas como dor no peito, tosse, chiado ou falta de ar após o uso, deve-se suspender o uso e informar o médico. É importante discutir com o médico antes de usar se você tiver asma ou se estiver tomando outros medicamentos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?