TRIANCIL é indicado como auxiliar no tratamento de curto-praz o das seguintes doenças inflamatórias nas articulações: Sinovite por osteoartrite, Bursite aguda e subaguda, Epicondilite, Osteoartrite pós-traumática, Artrite reumatoide, Artrite aguda por gota e Tenosinovite não específica.
Como este medicamento funciona?
TRIANCIL ® , cujo princípio ativo é a triancinolona hexacetonida, é um medicamento corticoide com ação anti-inflamatória.
Quando não devo usar este medicamento?
TRIANCIL é contraindicado em casos de alergia a triancinolona hexacetonida ou a qualquer um dos excipientes da formulação. TRIANCIL é contraindicado em pacientes com tuberculose em atividade, com inflamação na córnea por herpes, com micoses sistêmicas, com infestação pelo verme Strongyloides stercoralis e com problemas psiquiátricos agudos. É CONTRAINDICAÇÃO FORMAL O USO TRIANCINOLONA HEXACETONIDA EM AFECÇÕES COM PROCESSO INFECCIOSO.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Os eventos adversos dos corticoides podem ser minimizados com o uso da menor dose efetiva pelo menor tempo possível. Se durante o tratamento, você desenvolver reações adversas sérias ou infecções agudas, você deve procurar seu médico imediatamente para que o tratamento apropriado seja instituído. Você não pode ser vacinado com vacinas contendo micro-organismos vivos enquanto estiver em tratamento com doses moderadas e altas deste medicamento por mais de 2 semanas, pela possibilidade de falta de resposta imunológica e predisposição a complicações, principalmente no sistema nervoso. Durante o tratamento com TRIANCIL ®, você deve evitar o contato com pessoas com catapora, sarampo e outras doenças transmissíveis, pois a evolução dessas viroses pode ser grave em pacientes tratados com corticoides. Caso você tenha contato com pessoas com essas viroses, procure seu médico. Você não pode usar TRIANCIL ® se tiver tuberculose; se você tiver reação positiva à tuberculina, TRIANCIL ® deve ser usado com cuidado e sob supervisão médica. A injeção de dosagem excessiva de TRIANCIL ® pode causar atrofia na pele da área tratada. TRIANCIL ® contém um potente corticoide e, por isso, deve ser utilizado com cautela nas seguintes situações: Hipotireoidismo e cirrose: pode haver aumento dos seus efeitos. Herpes ocular: risco de perfuração da córnea. Colite ulcerativa, úlcera, diverticulite e cirurgias intestinais recentes: risco de perfuração. Insuficiência cardíaca,
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
TRIANCIL ® deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), protegido da luz. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A aplicação de TRIANCIL deve ser realizada por um médico, sendo indicado para uso injetável intra-articular em adultos. A dosagem e a frequência de aplicação devem ser determinadas pelo médico, considerando a natureza das doenças inflamatórias a serem tratadas, como sinovite por osteoartrite, bursite aguda, epicondilite, entre outras. É essencial seguir as orientações médicas para garantir a eficácia e a segurança do tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os eventos adversos dos corticoides, incluindo o TRIANCIL ®, podem ser minimizados com o uso da menor dose efetiva pelo menor tempo possível. Durante o tratamento, se você desenvolver reações adversas sérias ou infecções agudas, deve procurar seu médico imediatamente. O uso prolongado de corticoides pode causar catarata, glaucoma e aumentar a frequência de infecções oculares por fungos ou vírus, além de alterar o ciclo menstrual. Também pode haver diminuição da resistência e mascaramento de sinais de infecção durante o uso. A administração excessiva do TRIANCIL ® pode causar atrofia na pele da área tratada. Outras precauções incluem o risco de perfuração da córnea se houver herpes ocular e o aumento dos efeitos em casos de hipotireoidismo e cirrose.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
A injeção de dosagem excessiva de TRIANCIL® pode causar atrofia na pele da área tratada.