Triazol ® (fluconazol) 150 mg é indicado para o tratamento de Candidíase vaginal (infecções da vagina causadas por fungos do gênero Candida) aguda e recorrente, como profilaxia (prevenção) para reduzir a candidíase vaginal recorrente (três ou mais episódios por ano), balanite por Candida (infecção fúngica da região conhecida popularmente como “cabeça do pênis”) e Dermatomicoses (infecções fúngicas na pele e nos seus anexos, como micoses). Este medicamento é indicado para tratar Tinea pedis, Tinea corporis, Tinea cruris, Tinea unguium (onicomicoses) e infecções por fungos do gênero Candida.
Como este medicamento funciona?
Triazol ® 150 mg impede o crescimento de fungos por inibir que esses microrganismos sintetizem compostos (esteroides) necessários à sua sobrevivência. É bem absorvido por via oral (engolido), a absorção não é afetada pela ingestão juntamente a alimentos e atinge os níveis no sangue de 0,5 hora a 1,5 hora.
Quando não devo usar este medicamento?
Triazol ® 150 mg não deve ser utilizado se você tem hipersensibilidade (alergia) ao fluconazol ou a compostos azólicos (classe química do fluconazol) ou ainda, a qualquer componente da fórmula. Não tome Triazol ® 150 mg com terfenadina, cisaprida, astemizol, eritromicina, pimozida e quinidina, porque pode ser perigoso e provocar alterações do ritmo do coração. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Se você possui doenças graves, como problemas cardíacos, dos rins e/ou fígado, comunique o seu médico antes de iniciar o tratamento com Triazol ® 150 mg. Foram notificadas reações na pele graves, incluindo reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS), em associação com o tratamento com fluconazol. Pessoas vivendo com HIV têm mais chances de desenvolver reações na pele e alergias. Caso apareça alguma lesão, pare de tomar o medicamento e procure o médico. Triazol ® 150 mg é metabolizado (transformado para ser excretado) pelo fígado, o que aumenta os riscos de problemas nesse órgão. Se aparecerem sintomas como náuseas, vômitos e icterícia (coloração amarelada da pele), avise imediatamente o seu médico. Insuficiência (redução da função) da glândula adrenal (suprarrenal) tem sido relatada em pacientes recebendo outros azóis. Fale com o seu médico se a infecção fúngica não melhorar, pois pode ser necessária uma terapia antifúngica alternativa. Informe imediatamente o seu médico em caso de suspeita de gravidez. O uso durante a gravidez deve ser evitado, exceto em pacientes com infecções fúngicas graves ou potencialmente fatais. Medidas contraceptivas eficazes devem ser consideradas nas mulheres em idade fértil. Triazol ® 150 mg é encontrado no leite materno, portanto, deve ser usado por mulheres que estejam amamentando sob orientação médica. Ao dirigir veículos ou operar máquinas, deve-se considerar tonturas
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento Triazol (fluconazol) 150 mg é indicado para o tratamento de Candidíase vaginal aguda e recorrente, balanite por Candida e Dermatomicoses. A administração deve ser feita por via oral, a absorção não é afetada pela ingestão de alimentos, e os níveis no sangue são alcançados entre 0,5 a 1,5 horas após a ingestão. É importante que o uso seja feito sob orientação médica, especialmente em caso de doenças graves ou situações como gravidez.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar TRIAZOL, tome a dose assim que lembrar. Porém, se estiver próxima da hora da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retorne ao esquema normal de dosagem. Não tome o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Foram notificadas reações na pele graves, incluindo reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS), em associação com o tratamento com fluconazol. Pessoas vivendo com HIV têm mais chances de desenvolver reações na pele e alergias. Caso apareça alguma lesão, pare de tomar o medicamento e procure o médico. Triazol ® 150 mg é metabolizado pelo fígado, o que aumenta os riscos de problemas nesse órgão. Se aparecerem sintomas como náuseas, vômitos e icterícia (coloração amarelada da pele), avise imediatamente o seu médico. Insuficiência (redução da função) da glândula adrenal (suprarrenal) tem sido relatada em pacientes recebendo outros azóis (por exemplo, cetoconazol). Casos reversíveis de insuficiência adrenal foram relatados em pacientes recebendo fluconazol.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?