TROMBOFOB ® GEL (heparina sódica) é indicado para o tratamento de: flebites (inflamação nas paredes das veias) e tromboflebites superficiais (inflamação da veia junto à formação de um trombo); dores nas pernas relacionadas a varizes; tenossinovites (inflamação da bainha do tendão onde o músculo se liga ao osso); dores após escleroterapia venosa (tratamento de varizes); hematomas; distensões; lesões leves oriundas da prática esportiva; flebites pós-injeção endovenosa e venóclise (injeção na veia ou punção da veia); estases venosas (diminuição da circulação do sangue) nas extremidades.
Como este medicamento funciona?
TROMBOFOB ® GEL exerce efeito relaxante sobre a musculatura dos vasos, melhorando, desta forma, a circulação sanguínea. Possui propriedades antiedematosas (diminuição de inchaços) e anti-inflamatórias, melhora a circulação sanguínea local e produz, consequentemente, um rápido alívio da dor. O emprego de TROMBOFOB ® GEL oferece a vantagem de penetração instantânea da heparina nos locais afetados e o processo de cura é iniciado diretamente. Após aplicação tópica, exerce agradável efeito refrescante, não resseca a pele, não é gorduroso, nem pegajoso. O tempo médio estimado para o início da ação terapêutica pode variar de acordo com as características específicas de cada paciente.
Quando não devo usar este medicamento?
O TROMBOFOB ® GEL é contraindicado em pacientes com tendência a hemorragias, hipersensibilidade à substância ativa ou aos componentes da fórmula e em casos de intolerância aos anticoagulantes. A doação de sangue é contraindicada durante o tratamento com heparina sódica e até 2 dias e 8 horas após o seu término.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O produto deve ser usado com cuidado em pacientes que apresentem manifestações alérgicas. O aparecimento de prurido (coceira), com formação ou não de pequenas bolhas locais, num período de 48h, sugere um processo alérgico a um dos componentes da fórmula. Neste caso, o tratamento com o produto deve ser interrompido. Este produto não deve ser usado no tratamento de hemorroidas. Categoria de risco: C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Uso criterioso no aleitamento ou na doação de leite humano. Este medicamento contém 48% álcool (etanol) e pode causar intoxicação, especialmente em crianças. Além disso, este medicamento pode aumentar o risco de sangramento em caso de dengue ou quando associado a outros medicamentos que aumentem o efeito hemorrágico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
TROMBOFOB ® GEL deve ser conservado em temperatura ambiente (de 15°C a 30ºC). Se armazenado nas condições indicadas, o medicamento se manterá próprio para consumo pelo prazo de validade impresso na embalagem externa. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Para uso dermatológico. Após a limpeza prévia da região, aplicar uma fina camada de TROMBOFOB ® GEL sobre as partes afetadas e vizinhas, várias vezes ao dia, sem friccionar ou massagear. Nas afecções cutâneas abertas, como por exemplo, nas úlceras provocadas pelas varizes ou lesões traumáticas sangrentas, aplicar o gel ao redor da lesão, mas não diretamente sobre a ferida. Evite o contato de TROMBOFOB ® GEL com mucosas, especialmente a conjuntiva ocular. Aguardar a secagem completa do produto na pele antes de vestir meias ou roupas. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso se esqueça de utilizar TROMBOFOB ® GEL, utilize tão logo se lembre. Não são necessárias ações especiais em caso de esquecimento da aplicação. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Relatos de reações alérgicas da pele com o uso dermatológico de heparina são muito raros. Entretanto, os componentes básicos do gel podem causar reações de hipersensibilidade em pessoas propensas, especialmente quando existe histórico de hipersensibilidade devido a exposição anterior. A ocorrência de prurido (coceira), com ou sem a formação de vesículas locais (pequenas bolhas), dentro de um período de 48 horas, sugere processo alérgico a um dos componentes da fórmula. Nesses casos, o tratamento com este produto deve ser descontinuado. Além disso, se TROMBOFOB® GEL for aplicado em áreas extensas da pele, efeitos sistêmicos na coagulação do sangue (como intensificação do sangramento menstrual) não podem ser descartados. A experiência pós-comercialização relatou vermelhidão como uma reação adversa.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não há relatos de superdosagem com efeitos sistêmicos através do uso dermatológico de produtos com heparina. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.