A vacina Efluelda é indicada para a imunização ativa para a prevenção da gripe causada pelos tipos A e B de vírus influenza contidos nesta vacina para indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos. O uso da Efluelda deve ser baseado em recomendações oficiais.
Como este medicamento funciona?
A Efluelda estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos que ajudam a proteger contra a gripe, mas não protege contra outras infecções respiratórias. A vacinação com Efluelda pode não proteger todas as pessoas vacinadas e é recomendada a vacinação anual contra a gripe com a vacina atualizada, pois a imunidade declina e as cepas do vírus influenza podem mudar anualmente.
Quando não devo usar este medicamento?
Efluelda ® não deve ser administrada se: alérgico a: as substâncias ativas, ou qualquer um dos outros componentes desta vacina (listados na Tabela 1 - COMPOSIÇÃO), ou qualquer componente que possa estar presente em quantidades muito pequenas, como ovos ou seus derivados (ovalbumina, proteínas de frango), formaldeído e octoxinol - 9; se apresentar doença que cause temperatura alta, moderada ou uma doença aguda. A vacinação deve ser adiada para depois que se recuperar.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao profissional de saúde antes da vacinação se você tiver: uma resposta imune comprometida (imunodeficiência ou faz uso de medicamentos que afetam o sistema imunológico); uma doença neurológica ou teve síndrome de Guillain-Barré após vacinação prévia. O profissional de saúde decidirá se a vacina deve ser administrada. Desmaios podem ocorrer após, ou mesmo antes, de qualquer injeção com agulha. Portanto, informe ao profissional de saúde se você já desmaiou com uma injeção da agulha. Como acontece com qualquer vacina, a vacinação com Efluelda pode não proteger todas as pessoas vacinadas. Se, por qualquer motivo, você fizer um exame de sangue dentro de alguns dias após a vacinação contra a gripe, informe ao profissional de saúde. É importante informar, pois resultados falso-positivos dos exames de sangue foram observados em alguns pacientes que haviam sido recentemente vacinados. Gravidez e/ou amamentação: se você está grávida, amamentando, ou pode estar grávida, ou está planejando engravidar, informe ao profissional de saúde e solicite orientação se Efluelda deve ser administrada. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Crianças e adolescentes: A segurança e a eficácia de Efluelda não foram estabelecidas em crianças e adolescentes. Cuidados ao dirigir e operar máquinas: Não foi realizado nenhum estudo sobre os efeitos na capacidade de dirigir e operar máquinas. Outros medicamentos: Informe ao profissional de saúde se você fez ou faz uso de qualquer outra vacina ou qualquer outro medicamento. Se Efluelda tiver que ser administrada ao
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar de +2ºC a +8°C. NÃO CONGELAR. A potência é destruída pelo congelamento. Não administrar Efluelda ® em caso de congelamento. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todos os medicamentos devem ser mantidos fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A dose recomendada da vacina Efluelda ® é de 1 aplicação de 0,7 mL (dose), anualmente, em pessoas com 60 anos ou mais. A administração deve ser realizada por via intramuscular, preferencialmente, no músculo deltoide (no braço). A vacina não deve ser injetada na região do glúteo ou em áreas onde possa haver um tronco nervoso principal. O Ministério da Saúde recomenda as seguintes agulhas para uso intramuscular: 20 x 5,5 dec/mm; 25 x 6,0 dec/mm; 25 x 7,0 dec/mm; 25 x 8,0 dec/mm e 30 x 7,0 dec/mm. Não administre este produto por via intravenosa. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Por favor, informe seu médico. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico ou dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Como todos os medicamentos, esta vacina pode causar reações adversas, embora nem todos os pacientes que receberam a vacina os apresentem. Reações alérgicas incluem:
- Reações alérgicas graves que podem levar a emergência médica com pressão arterial baixa, respiração curta, frequência cardíaca rápida e pulso fraco, baixa temperatura, pele úmida e tontura, podendo causar colapso (choque);
- Inchaço mais aparente na cabeça e pescoço, incluindo rosto, lábios, língua, garganta ou qualquer outra parte do corpo, causando dificuldade em engolir ou respirar (angioedema);
- Uma condição de pele com bolhas graves e sangramento (síndrome de Stevens-Johnson).
- Reações alérgicas como reações cutâneas que podem se espalhar pelo corpo, incluindo coceira, urticária, erupção cutânea e vermelhidão.
Outras reações adversas relatadas incluem:
- Muito comum (pode afetar mais de 1 em cada 10 pessoas): reações no local da injeção: dor, vermelhidão (eritema); mal-estar, dor de cabeça.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?