Vick Pyrena ® é destinado ao alívio da dor de cabeça, febre e dores no corpo, associados à gripe.
Como este medicamento funciona?
O paracetamol, princípio ativo deste medicamento, eleva o limiar da dor e regula a temperatura através de sua ação no sistema nervoso. Seu efeito tem início de 15 a 30 minutos após a administração oral e permanece por um período de 4 a 6 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Vick Pyrena® é contraindicado para pacientes alérgicos ao paracetamol ou a qualquer componente do produto. Não use Vick Pyrena® caso tenha doença no fígado ou rins. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos. Se você está grávida ou amamentando, consulte um médico antes de usar este medicamento. Também não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Interrompa o uso de Vick Pyrena® e consulte seu caso apareça vermelhidão ou inchaço, a dor piore ou persista por mais de 10 dias, a febre piore ou persista por mais de 3 dias. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista. Atenção diabéticos: este medicamento contém SACAROSE. Atenção fenilcetonúricos: contem fenilalanina. Não deve ser utilizado concomitantemente com álcool. Não use outro produto que contenha paracetamol.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Vick Pyrena® apresenta o prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Para utilizar o Vick Pyrena®, dissolver todo o conteúdo de um envelope em água quente ou chá quente. Não é necessário adicionar açúcar. Tomar enquanto estiver quente. Cada envelope constitui uma dose. A posologia para adultos com 18 anos ou mais é de um envelope a cada 4 horas, enquanto os sintomas persistirem, sem exceder 6 envelopes por dia. Para adolescentes de 12 a 18 anos, a orientação é um envelope a cada 6 horas, sem ultrapassar 4 envelopes por dia. Não administrar a crianças abaixo de 12 anos a não ser sob orientação médica. É fundamental seguir a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Se os sintomas persistirem ou piorarem, interrompa o uso e procure orientação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se ainda sentir os sintomas da gripe, você pode tomar a dose imediatamente. Se o horário da próxima dose estiver próximo, espere para tomar no próximo horário. Não tome doses duplas.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Pessoas alérgicas ao medicamento podem apresentar erupções cutâneas, urticária, eritema pigmentar fixo, angioedema, choque anafilático e discrasias sanguíneas. Em geral, não são esperados efeitos adversos graves quando o medicamento for utilizado de acordo com as instruções contidas em bula. Doenças sanguíneas podem ocorrer muito raramente. Reações de hipersensibilidade (ex: erupções cutâneas, urticária, anafilaxia) têm sido raramente relatadas. Frequência das reações adversas incluem distúrbios sanguíneos e do sistema linfático com reações raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizaram este medicamento): muito raramente têm sido relatadas discrasias sanguíneas (ex. trombocitopenia, agranulocitose, anemia hemolítica, neutropenia, leucopenia, pancitopenia) com o uso de paracetamol, porém não possuem necessariamente uma relação causal. Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizaram este medicamento): Hipersensibilidade.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Tomar mais do que a dose recomendada de Vick Pyrena pode causar sérios problemas de saúde. Em caso de superdosagem, procure socorro médico imediatamente. O rápido atendimento médico é crítico para adultos e crianças, mesmo se não houver sinais ou sintomas de overdose.