Este medicamento é destinado ao tratamento da tosse e do mal-estar muscular que acompanham gripes e resfriados, além da congestão nasal.
Como este medicamento funciona?
Vick Vaporub® é uma pomada para ser passada no peito, no pescoço ou nas costas ou pode também ser adicionado a água quente. O medicamento libera três ingredientes ativos, os quais quando inalados, agem nos receptores das vias aéreas superiores, promovendo o alívio da tosse e da congestão nasal (entupimento do nariz) ocasionados por gripes, resfriados ou outros fatores como rinite alérgica. Além disso, pode ser realizada massagem ao se passar nas costas, o que aquece a região e promove o alívio do desconforto muscular. O efeito geral de Vick Vaporub® ocorre após 5 minutos da aplicação, sendo que o início do alívio da congestão nasal já pode ser sentido logo após 62 segundos, podendo durar até 8 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Vick Vaporub® não deve ser usado em caso de alergia a qualquer componente da fórmula. Use este medicamento com precaução se você possui alguma doença crônica respiratória ou condições de hipersensibilidade das vias respiratórias como asma. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos. Para uso em crianças entre 2 e 6 anos, consulte um médico. Somente utilizar em crianças acima de 2 anos, pois pode provocar intoxicação e convulsões.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Vick Vaporub® não deve ser usado em caso de alergia a qualquer componente da fórmula. Use este medicamento com precaução se você possui alguma doença crônica respiratória ou condições de hipersensibilidade das vias respiratórias como asma. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos. Para uso em crianças entre 2 e 6 anos, consulte um médico. Somente utilizar em crianças acima de 2 anos, pois pode provocar intoxicação e convulsões.
Não adicione Vick Vaporub® em água fervente ou fervendo. Não use o produto com qualquer tipo de fonte de calor (como por exemplo, almofada térmica ou bolsa de água quente). Nunca aqueça o produto em um forno de micro-ondas ou coloque-o em qualquer recipiente em que você esteja aquecendo água. Tal uso indevido pode fazer com que a mistura espirre, o que pode resultar em queimaduras da pele e mucosas. Use conforme indicado. Se a tosse persistir por mais de 3 dias ou for acompanhada por febre, consulte um médico.
Suspenda o uso em caso de alergia ou irritação da pele. Evite contato com os olhos, boca e genitália. Consulte um médico caso os sintomas persistam ou se agravem. Somente para uso externo e inalação. Não ingerir, nem colocar dentro das narinas. Não aplique diretamente no rosto
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40 o C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Passe uma camada fina até 3 vezes ao dia. 1) No peito para acalmar a tosse. 2) No pescoço para que, ao inalar seus vapores medicinais, eles aliviem a congestão nasal e facilitem a respiração. 3) Nas costas para que a sensação de calor oferecida por Vick Vaporub ajude a acalmar o mal-estar muscular que acompanha gripes e resfriados. 4) Como inalante: coloque 2 colheres de chá de Vick Vaporub em uma vasilha com meio litro de água quente, não fervendo, e inale por 10 a 15 minutos. Repita conforme necessário.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Vick Vaporub ® é um medicamento de ação local, portanto, não há prejuízo se você esquecer uma aplicação. Você pode utilizá-lo assim que lembrar, se ainda sentir os sintomas de congestão nasal, tosse e/ou desconforto no corpo relacionados à gripe ou resfriado. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O Vick Vaporub pode causar efeitos locais como vermelhidão, irritação da pele, irritação dos olhos (devido à inalação), e dermatite alérgica leve. Irritações ou reações alérgicas (de hipersensibilidade) são geralmente leves, mas comumente relatadas. Os efeitos sistêmicos são muito baixos, e não foram observados efeitos indesejáveis significativos por exposição sistêmica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
A superdose do medicamento pode resultar em irritação na pele. Em caso de superdosagem acidental, procure auxílio médico imediatamente. Caso tenha sido usado grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.