VIGAMOX solução oftálmica é indicado para o combate de infecções causadas por bactérias sensíveis ao moxifloxacino.
Como este medicamento funciona?
VIGAMOX ® solução oftálmica é **indicado para o combate de infecções causadas por bactérias** sensíveis ao **moxifloxacino**. Elimina as **bactérias** causadoras da **conjuntivite bacteriana**.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar VIGAMOX ® solução oftálmica se tiver hipersensibilidade (alergia) ao princípio ativo, outras quinolonas (antibiótico semelhante ao moxifloxacino) ou a qualquer outro componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
- Se você está sob tratamento sistêmico com quinolonas, foram relatadas reações de hipersensibilidade (alergia) sérias e ocasionalmente fatais (anafiláticas), algumas, após a primeira dose. Algumas reações foram acompanhadas de colapso cardiovascular, perda da consciência, angioedema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas, geralmente de origem alérgica), obstrução das vias aéreas, dispneia (dificuldade de respirar), urticária (erupção na pele que geralmente causa coceira) e coceira.
- Em caso de reação alérgica ao VIGAMOX®, interrompa o uso do produto. Reações sérias de hipersensibilidade aguda ao moxifloxacino podem exigir tratamento de emergência imediato.
- O uso prolongado pode resultar em supercrescimento de organismos não sensíveis, inclusive fungos. Se uma superinfecção ocorrer, interrompa o uso e o médico irá instituir uma terapia alternativa.
- Pode ocorrer inflamação e ruptura de tendão com a terapia sistêmica de fluoroquinolona incluindo moxifloxacino, particularmente em pacientes idosos e naqueles tratados concomitantemente com corticosteroides. Portanto, o tratamento deve ser interrompido ao primeiro sinal de inflamação do tendão.
- Turvação transitória da visão ou outros distúrbios visuais podem afetar a capacidade de dirigir ou operar máquinas. Se a visão turvar após a administração, você deve esperar até que a visão normalize antes de dirigir ou
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazene o frasco de VIGAMOX ® solução oftálmica em temperatura ambiente (15º a 30ºC). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, a validade do produto é de 30 dias. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
VIGAMOX deve ser utilizado exclusivamente para uso oftálmico. Não injetar. A utilização consiste em pingar 1 gota no(s) olho(s) afetado(s), 3 vezes por dia, durante 7 dias. Deve-se evitar que a ponta do frasco toque os olhos ou a área ao redor. Se você utiliza mais de um colírio, deve-se administrar com um intervalo de no mínimo 5 minutos entre cada aplicação. Pomadas oftálmicas devem ser aplicadas por último. Siga sempre a orientação do seu médico respeito aos horários, doses e duração do tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se esquecer de utilizar VIGAMOX ® solução oftálmica, continue com a próxima dose conforme planejado. Não use uma dose dobrada para compensar a dose esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As seguintes reações adversas foram reportadas durante estudos clínicos com VIGAMOX ® solução oftálmica: dolor nos olhos, irritação nos olhos, ceratite ponteada (inflamação na córnea), olho seco, conjuntivite hemorrágica, vermelhidão nos olhos, coceira nos olhos, edema (inchaço) nas pálpebras, desconforto ocular, defeito no epitélio da córnea, distúrbios na córnea, conjuntivite, blefarite (inflamação das pálpebras), inchaço nos olhos, visão turva, redução da acuidade visual, cansaço nos olhos, vermelhidão nas pálpebras, tontura, aumento do lacrimejamento, fotofobia (sensibilidade à luz), secreção nos olhos, hipersensibilidade (alergia), palpitações, dispneia (dificuldade de respirar), disgeusia (diminuição do senso do paladar) e vômitos. Em caso de reação alérgica, deve-se interromper o uso.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?