• Home
  • Bulas
  • Vildagliptina 50mg Cloridrato De Metformina 850mg com 60 Comprimidos Althaia Generico

Vildagliptina 50mg Cloridrato De Metformina 850mg com 60 Comprimidos Althaia Generico

  • Fabricante: Althaia S.A Indústria Farmacêutica - 48344725000719
  • Categoria: Diabetes
  • Princípio ativo: Metformina,Vildagliptina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento está indicado para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2. Ele ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue e é prescrito junto com a dieta e o exercício em pacientes que já foram tratados com vildagliptina e cloridrato de metformina em comprimidos separados, ou para aqueles cujo diabetes não esteja adequadamente controlado. Também pode ser utilizado como primeiro tratamento em pacientes quando o diabetes não é adequadamente controlado apenas com dieta e exercício físico, desde que apresentem HbA1c acima de 6,5%. Este medicamento pode ser prescrito em combinação com sulfonilureia ou como complemento à insulina para melhorar o controle glicêmico.

  • Como este medicamento funciona?

    O diabetes mellitus tipo 2 se desenvolve quando o corpo não produz quantidade suficiente de insulina ou quando a insulina produzida não funciona adequadamente, podendo também ocorrer um excesso de glucagon. Este medicamento atua fazendo com que o pâncreas produza mais insulina e menos glucagon (efeito da vildagliptina) e, além disso, ajuda o corpo a utilizar melhor a insulina que já produz (efeito do cloridrato de metformina). Dessa forma, ele ajuda a controlar os níveis sanguíneos de açúcar.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não tome vildagliptina + cloridrato de metformina:
    • Se você for alérgico (hipersensível) à vildagliptina, ao cloridrato de metformina ou a qualquer outro excipiente deste medicamento;
    • Se você tem a função renal gravemente reduzida (isto será decidido pelo seu médico);
    • Se você teve recentemente um ataque do coração, tem insuficiência cardíaca ou tem problemas circulatórios graves, incluindo choque ou dificuldades respiratórias;
    • Se você tem ou teve complicações sérias com o seu diabetes, como cetoacidose diabética ou coma diabético;
    • Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O tratamento com vildagliptina + cloridrato de metformina não é um substituto da insulina e não deve ser utilizado para tratar o diabetes mellitus tipo 1 ou a cetoacidose diabética. É necessário interromper o uso deste medicamento antes de operações com anestesia geral e exames com contraste. O uso deve ser avaliado se você consome álcool em excesso ou se possui problemas no fígado ou rim. Também pode haver risco de hipoglicemia quando combinado com sulfonilureia ou insulina. Pacientes com condições genéticas que afetam as mitocôndrias, como a síndrome MELAS ou MIDD, devem ter cautela. Sintomas como frio, dor muscular, sonolência, náusea grave, dor abdominal, e outros devem ser relatados imediatamente ao médico.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Os comprimidos de vildagliptina + cloridrato de metformina devem ser usados conforme indicado pelo seu médico. Este medicamento é um tratamento para diabetes mellitus tipo 2 e deve ser administrado junto com uma dieta e exercício.

    É importante seguir cuidadosamente todas as instruções do seu médico, que podem ser diferentes das informações contidas nesta bula. Os pacientes devem ter em mente que este medicamento não é um substituto da insulina e não deve ser utilizado para o tratamento do diabetes mellitus tipo 1 nem em casos de cetoacidose diabética.

    Se você estiver passando por uma cirurgia sob anestesia geral ou realizando exames radiológicos, deverá consultar seu médico sobre a interrupção temporária deste medicamento.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de tomar o medicamento, tome a dose assim que se lembrar. Porém, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue com o esquema regular. Não tome doses duplas para compensar a dose que você esqueceu. Consulte seu médico se tiver dúvidas ou preocupações sobre a sua terapia com vildagliptina + cloridrato de metformina.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Não tome vildagliptina + cloridrato de metformina se você for alérgico (hipersensível) à vildagliptina, ao cloridrato de metformina ou a qualquer outro excipiente deste medicamento; se você tem a função renal gravemente reduzida; se você teve recentemente um ataque do coração, tem insuficiência cardíaca ou problemas circulatórios graves; se você tem ou teve complicações sérias com o seu diabetes, como cetoacidose diabética ou coma diabético;

    Você deve tomar cuidados especiais, pois este medicamento não é um substituto da insulina e pode haver uma possibilidade de hipoglicemia quando o produto for administrado em combinação com sulfonilureia ou com insulina. Se você apresentar sintomas como frio e desconforto, dor muscular, sonolência, náusea ou vômito grave, dor abdominal, tontura, batimento cardíaco irregular ou respiração acelerada, consulte um médico imediatamente, pois pode haver risco de acidose lática.

    As síndromes MELAS e MIDD são doenças que podem apresentar sintomas como convulsão, declínio das capacidades cognitivas, e dificuldade com os movimentos do corpo.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.