Este medicamento é indicado como suplemento vitamínico auxiliar do sistema imunológico.
Como este medicamento funciona?
O ácido ascórbico (vitamina C), componente ativo de VITAXON C, atua no sistema imunológico, melhorando a resposta das células de defesa, principalmente, por seu papel regulador da atuação de leucócitos. A suplementação com vitamina C pode trazer benefício clínico para pessoas que apresentam carência desta vitamina, a qual pode ser decorrente de baixa ingestão, e para às aquelas que apresentam a necessidade aumentada desta vitamina.
Quando não devo usar este medicamento?
O medicamento VITAXON C não deve ser utilizado nos casos de litíase urinária oxálica e úrica (cálculos renais ou pedras nos rins) e insuficiência renal (deficiência no funcionamento dos rins). Também não deve ser utilizado por pessoas que apresentem alergia aos componentes da formulação. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes portadores de cálculos renais ou pedras nos rins e insuficiência renal. Este medicamento é contraindicado para menores de 1 ano. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O medicamento VITAXON C não deve ser utilizado nos casos de litíase urinária oxálica e úrica (cálculos renais ou pedras nos rins) e insuficiência renal (deficiência no funcionamento dos rins). Também não deve ser utilizado por pessoas que apresentem alergia aos componentes da formulação. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes portadores de cálculos renais ou pedras nos rins e insuficiência renal. Este medicamento é contraindicado para menores de 1 ano. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Pacientes diabéticos, hipoglicêmicos (baixos níveis de glicose no sangue), hipertensos e cardíacos devem procurar orientação médica antes de utilizarem VITAXON C devido ao seu conteúdo de carboidratos (açúcares) e sódio. Este medicamento contém corantes que podem, eventualmente, causar reações alérgicas. VITAXON C sabor laranja: não contém açúcar. VITAXON C sabor acerola: Atenção diabéticos: este medicamento contém açúcar.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30 °C). Proteger da luz e umidade. Manter o tubo sempre bem fechado. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Uso oral. Utilizar um comprimido efervescente ao dia, dissolvido em água (dose diária de 1 g de ácido ascórbico). Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via, que não a oral, pode causar a perda do efeito esperado ou mesmo provocar danos à saúde. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. Este comprimido não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma ou mais doses deste medicamento, a posologia indicada deverá ser retomada, não havendo necessidade de repor as doses esquecidas. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas são pouco frequentes e de pequena intensidade, compreendendo problemas digestivos, principalmente diarreia, pirose (sensação de calor ou queimação no estômago), aumento da diurese (aumento do volume urinário), náuseas (enjoos) e vômitos. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso de doses elevadas de vitamina C, por tempo prolongado, pode ocasionar o escorbuto de rebote. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.