Este medicamento é composto por vitaminas e minerais com atividade antioxidante, ou seja, para atuar contra radicais livres – moléculas que se formam nos processos do organismo e que podem prejudicar o adequado funcionamento dos órgãos.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar Vitergan Z inco® se tiver hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula e se você estiver fazendo tratamento com retinoides. Este medicamento é contraindicado para menores de 14 anos e não deve ser administrado durante a gestação e a lactação sem orientação médica específica. Também é contraindicado para pessoas com síndrome de má-absorção de glicose galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso. Você não deve ingerir doses maiores que as recomendadas. Fumantes e pessoas com histórico de exposição ao amianto devem evitar a suplementação de doses superiores à 20 mg/dia de betacaroteno, pois esse alto consumo pode estar relacionado com o aumento do risco de se desenvolver câncer de pulmão e de próstata, e com o aumento da mortalidade cardiovascular. Não há restrições específicas para o uso de Vitergan Zinco ® em idosos e grupos especiais, desde que observadas as contraindicações e advertências comuns ao medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Este medicamento tem validade de 24 meses a partir de sua fabricação. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Vitergan Zinco deve ser utilizado por via oral, sendo indicado para adultos e pediátricos acima de 14 anos. A bula não especifica a posologia exata, mas recomenda-se não ingerir doses maiores que as recomendadas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento VITERGAN ZINCO® é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, e não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou em lactação sem orientação médica específica. É importante evitar a suplementação em caso de síndrome de má absorção de glicose galactose e em pessoas com doenças hepáticas, que podem ter um aumento no risco de hipervitaminose A e hepatotoxicidade. O uso em altas doses de vitamina C pode aumentar o risco de formação de cálculos renais. Além disso, recomenda-se cautela em pacientes com distúrbios hemorrágicos e intoxicação por cobre. Se você apresentar alguma reação adversa ou sintoma inesperado, recomenda-se interromper o uso e consultar um médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Você não deve ingerir doses maiores que as recomendadas. A ingestão excessiva pode estar relacionada a riscos de saúde e efeitos adversos, especialmente para fumantes e pessoas com histórico de exposição ao amianto, que devem evitar a suplementação de doses superiores à 20 mg/dia de betacaroteno, pois isso pode estar relacionado com o aumento do risco de câncer de pulmão e prostata, além do aumento da mortalidade cardiovascular.